mdvmnsmgns,mgn

305 palavras 2 páginas
Relatório 3: Determinação da DQO (Demanda Química de Oxigênio) e DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) em amostras de esgoto sanitário no laboratório da ETE Samambaia (Sanasa)

Fernando F. PereiraResumo

Neste trabalho, foram estudados os parâmetros DQO e DBO de amostras de esgoto coletados em diversas ETEs da Sanasa (Campinas). A teste de DQO é de execução fácil e rápida, mas forneceapenas informações sobre a fração inerte do despejo. A DBO, ao contrário deste, é um teste que busca informações sobre a parte biodegradável do esgoto. Em conjunto, os testes de DQO e DBO forneceminformações sobre classificação do grau de degradabilidade de efluentes.

1. Introdução de Teoria

1.1. Palavras Gerais sobre os Testes

1.2. DQO (Demanda Química de Oxigênio)

A demanda químicade oxigênio é uma maneira rápida e barata de se determinar a presença de compostos orgânicos em águas. Este método colorimérico se baseia na alteração de cor provocada pela redução do íon dicromato,Cr2O7-2, de cor laranja, a íon cromo trivalente, Cr+3, de cor verde, medindo o oxigênio equivalente ao teor de matéria orgânica de uma amostra que está susceptível à oxidação por um agente oxidanteforte.
O princípio deste método é o fato da maioria dos compostos orgânicos serem oxidados por agentes oxidantes fortes como o dicromato em meio ácido. O primeiro passo é a digestão da amostra queenvolve o aquecimento com ácido sulfúrico concentrado, H2SO4, e sulfato de prata, Ag2SO4, promovendo a oxidação de hidrocarbonetos de cadeia longa. Em seguida, uma análise colorimétrica utilizando umespectrofotômetro é realizada para a quantificação indireta da quantidade de oxigênio com a qual a amostra reage. Com esta metodologia, é possível de se determinar diretamente quanto dicromato reagiu (e setransformou em cromo III), pois estas duas espécies químicas absorvem a luz visível em diferentes comprimentos de onda. Assim, determina-se indiretamente a quantidade de oxigênio requerido

Relacionados