MDM TeresaF

3360 palavras 14 páginas
IADE-U Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário

O método dos 6 Chapéus de Pensamento de E. De Bono: Contributos da sua aplicação na área do ensino
Relatório desenvolvido na disciplina de Metodologia da Investigação
Teresa Fortalezas

Mestrado em Design Mangament
Ano letivo 2014/2015

Índice
1.
Introdução
1.1
Apresentação dos objectivos
1.2
Motivação
1.3
Estrutura do trabalho
2.
Enquadramento teórico
2.1
Criatividade
2.2
Pensamento Criativo
2.3
Método dos Seis Chapéus do Pensamento, E. de Bono
3.
Metodologia aplicada
3.1
Amostra
3.2
Variáveis
3.3
Hipóteses
3.4
Método
3.5
Procedimento
4.
Conclusão
5.
Bibliografia

Resumo
O presente relatório enquadra-se na unidade curricular de Metodologia da Investigação, leccionada no âmbito do Mestrado em Design Management e visa documentar todo o trabalho de pesquisa e de investigação sobre os diferentes Métodos da Criatividade adoptados nos processos de Design.
Desde os primeiros estudos sobre a Criatividade que se procuram desenvolver métodos e estratégias auxiliares que permitam o alargamento desta competência. Procuram, ao mesmo tempo, aumentar o fluxo de ideias e soluções, mas também a rapidez e a eficácia dos vários processos criativos. Cada vez mais a adopção e a aplicação destes métodos em diferentes áreas criativas tem vindo a revelar-se adequada e bastante funcional.
Como forma de estudar a complexidade inerente a todas estas questões, o trabalho de investigação proposto procura estudar e salientar quais os benefícios da aplicação de Métodos da Criatividade, em diferentes áreas do conhecimento.
Tendo em conta que cada método assume especificidades e características diferentes, este relatório focar-se-á apenas em uma estratégia possível, sendo ela, o Método dos 6 chapéus do pensamento de E. de Bono.
De forma a ser possível avaliar a importância e os benefícios da aplicação dos Métodos da Criatividade a novas áreas serão aplicadas metodologias de investigação direccionadas à
observação

Relacionados