MCM Tratamentos T Rmicos 1

2893 palavras 12 páginas
8. TRATAMENTO TÉRMICO DOS AÇOS

Os tratamentos térmicos consistem no conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos as ligas ferrosas (em especial os aços), sob condições controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento.

Os principais tratamentos térmicos das ligas ferrosas são:
Recozimento;
Normalização;
Têmpera;
Revenido.

Os principais objetivos dos tratamentos térmicos são os seguintes:
Remoção de tensões internas;
Aumento ou diminuição da dureza;
Aumento da resistência mecânica;
Melhora da ductilidade;
Melhora da usinabilidade.

Os principais fatores que devem ser considerados em um tratamento térmico são aquecimento, tempo de permanência à temperatura e taxa de resfriamento. A atmosfera do recinto também possui influência sobre os resultados finais.

A velocidade de aquecimento, embora na maioria dos casos seja fator secundário, apresenta alguma importância, especialmente quando os aços estão em estado de tensão interna ou possuem tensões residuais devidas a encruamento prévio ou transição ao estado martensítico. Nessas condições, um aquecimento muito rápido pode provocar empenamento ou mesmo surgimento de trincas ou fissuras.

A temperatura de aquecimento é mais ou menos um fator fixo, determinado pela natureza do processo, das propriedades e estruturas finais desejadas e da composição química do aço (principalmente do seu teor de carbono).

O diagrama de fases do Fe-C fornece as temperaturas críticas (superiores e inferiores) em função do teor de carbono da liga (Figura 1). Por convenção, a linha de transformação eutetóide é chamada de A1 (limite inferior da zona crítica); a linha que separa os campos de fases  e  é chamada de A3; e a linha que separa os campos de fases  e Fe3C é chamada de ACM (limites superiores da zona crítica).

Figura 1 – Temperaturas críticas para as ligas de Fe-C.

Quanto mais alta a temperatura acima da zona crítica, maior segurança se tem da completa transformação das

Relacionados