McCormac_topografia_capitulo2_pag13a29_aula_02042014

753 palavras 4 páginas
,

CAPITUL
O

lntroducao
,

as Medicoes
,

-

MEDI~OES

Gcralmeme, a maioria de n6s esta mais acosrumada a comardo que mtdir. See conrada a quanridade de pessoas em uma sala, o resulrado curn nlimero exaro, scm decimais, digamos, nove pessoas. Seria ridfculo dizcr que exisrem 9,23 pcssoas em uma sala. De forma similar, uma pessoa pode conrar a quanridade de dinheiro em seu bolso. Embora o resulrado possa conter &a~oes decimais, raJ como RS 5,65, o resultado ainda e urn numcro exaro.
A ropografia Iida com a medit?o de quanudades cujo valor exaro ou verdadeiro nao pode ser dercrm inado, tais como disci.ncias, alruras, volumes, rure¢cs e pesos (Figura 2-1 ). Se uma pcssoa medir o ramanho de sua mesa com uma n!gu2 graduada em decimos de milfmerros, d a pode escimar o comprimenco em centesimos de mil!merros. Se usar uma r~a graduada em centesimos de milimerros, cia poderia esrirnar o comprirncmo em milesimos de miHmerros e assim por diante. Obviameme, quanto mdhor fur o cquiparnento. mais pr6ximo do valor exaro uma pessoa pode esrimar urn rcsulrado. mas nunc:1 seci capaz de dererminar esse valor absoluramenrc. Emao, um prindpio fundamenCll em topografia e que nenhuma medida e exara e que o valor verdadciro da quanridade nunu econhc:cido (\"alorcs exatos ou verdadeiros podem cxistir, mas des nunca podem .;er determinJdos). Mrdir.io I opri11ripal imtresu dt ttm topografo.
ApC$ar de o valor cxnro de unu qu.tntidJde medida nunc:1 ser conhecido, n6s podemos conhcc.er ex:uamcntc qua l~ 3 \Om .a que urn grupo de medidas pode ter. Por excmplo, a soma dos rres anguJo\ intc!IIO\ de urn trilngu(o dcve ser 180"; para um rct:ingu}o, a soma dos angulos i nrcrno~ dcvc 'c:r 360°, c J\\im por diante. Sc: OS :ingulos de urn tri3ngulo sao medidos co total soma aproximadamente 180°, n6,) Jprenderemos a maremaricamcnte ajUSr:lr ou rcvisa.r cad a angulo ligciramc:ntc, de tal forma que d es rotalizcm 180°. De modo similar, n6s aprenderemos a ajusr:tr sc!rics de

Relacionados