Mcc Lista De Exercicios 1a Prova 2012

559 palavras 3 páginas
CAMPUS DE ARAÇATUBA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
ENGENHARIA CIVIL (4º e 5º semestre - Noturno)
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
LISTA DE EXERCÍCIOS – 1ª PROVA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
1) Quais são as classificações básicas dos tipos de material existente? Dê exemplos de cada uma delas.
2) Diferencie arranjo microestrutural cristalino e amorfo. Dê exemplos de materiais que possuam a mesma composição química básica, porém possua arranjo microestrutural diferente e como esta característica influencia as propriedades físicas e mecânicas do material.
AGREGADOS PARA CONCRETO
1) Classifique os 3 tipos básicos de rocha de acordo com sua aptidão para uso como agregado e justifique esta aptidão conforme a gênese do material.
2) Diferencie agregado graúdo e miúdo. Explique as classificações de agregado de acordo com seu tamanho, origem e peso específico, dando exemplos de cada uma das classificações.
3) O que é a classificação granulométrica de um agregado? Quais são os tipos básicos de agregados graúdo e miúdo após classificação granulométrica? Procure na NBR-7211 quais são as porcentagens mínimas e máximas de cada diâmetro para cada tipo de agregado citado anteriormente. Plote as curvas granulométricas máximas e mínimas do mesmo agregado em um mesmo plano monolog e calcule o diâmetro máximo característico para cada um deles.
4) Defina módulo de finura e superfície específica explicando como estas características influenciam as propriedades de um concreto ou uma argamassa no estado fresco e endurecido. Não se esqueça de comentar também o fator custo.
5) Algumas propriedades importantes dos agregados estão listadas abaixo. Defina cada uma delas e explique de que forma elas influenciam as propriedades dos compósitos fabricados, no estado fresco e endurecido.
a. Resistência à compressão.
b. Resistência à abrasão.
c. Massa específica absoluta e aparente.
d. Porosidade.
e. Forma e textura superficial dos grãos.
f.

Relacionados

  • auditoria
    86194 palavras | 345 páginas
  • Como elaborar um relatório cientifico?
    48769 palavras | 196 páginas
  • Via(da)gens Teológicas
    281425 palavras | 1126 páginas
  • Ciencias contabeis
    508249 palavras | 2033 páginas