Mc donsalds

3412 palavras 14 páginas
O grande campeão
O sanduíche símbolo da rede foi criado no mês de agosto de 1967 por Jim Delligatti, um franqueado do MCDONALD’S da cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que se inspirou em um sanduíche de um concorrente chamado Big Boy. O tal sanduíche continha dois hambúrgueres de carne separados por uma terceira e central fatia de pão, condimentado com alface, picles, cebola, queijo e maionese. A partir de uma receita própria, ele tinha como objetivo atrair consumidores adultos, surgindo assim o sanduíche mais famoso do mundo: dois hambúrgueres, entre três fatias de pão e duas rodelas de picles, vendido à US$ 0.45.

Sucesso imediato, já no ano seguinte o Big Mac respondia por 19% das vendas da rede e passou a fazer parte do cardápio oficialmente. Sua primeira incursão no exterior foi ainda nesse ano, quando começou a ser vendido no Canadá. Em 1998, a localidade de Irwindale, no estado da Califórnia, foi denominada “Capital do Big Mac”, depois que um estudo revelou que cada habitante comia em média 337 sanduíches ao ano. Atualmente a rede vende mais de 1.5 bilhões de Big Mac a cada ano. Depois dos americanos, são os japoneses os maiores fãs do hambúrguer duplo. O Big Mac é o único item que pertence ao cardápio de toda a rede, possuindo o mesmo nome em todos os países. No Brasil o sanduíche possui 504 calorias, 27 gramas de gordura, 25 gramas de proteínas, 41 gramas de carboidratos e 178 grãos de gergelim. Na França, existe agora uma versão com pão de trigo integral. Todos os outros ingredientes permanecem inalterados. O famoso Jingle do Big Mac foi ao ar em 1974 e tornou-se uma das músicas mais cantadas em todo o mundo. A versão do jingle em português, introduzida em 1983 no Brasil, é: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. É o Big Mac!

Curiosidade: o famoso sanduíche presente em todos os países onde a rede opera virou até índice econômico. A revista britânica The Economist criou em 1986 o índice Big Mac,

Relacionados