MBA - Módulo OAE (teste 1)

Páginas: 8 (1880 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
ISCTEM – INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE
2o MBA EM GESTÃO DE EMPRESAS
ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
(TESTE ESCRITO INDIVIDUAL COM CONSULTA)

Nome: Nuno Vasco Rodrigues Manhengane
QUESTÕES:
1. “Mais importante do que utilizar todas as ferramentas e técnicas de gestão desenvolvidas até ao presente para suportar uma dada decisão empresarial,o mais relevante será escolher, em cada momento, aquelas que mais facilmente ajudarão as pessoas envolvidas nesse processo a sentirem-se confortáveis com a tomada de decisão proposta.”
Comentário:
As empresas são organizações que, invariavelmente, possuem um activo muitíssimo importante que são os recursos humanos.
Enquanto seres humanos, todos os dias tomamos decisões e todas elas irãoinfluenciar no nosso futuro. E não restam dúvidas que a coisa mais certa em relação ao futuro é a incerteza.
Por mais moderna e bem equipada que a organização seja, ela de pouco valerá se não houver toda uma cadeia de valores que permita à organização tomar decisões com vista ao alcance dos objectivos e à criação de valor económico (social, cultural, emocional ou outro), tendo em conta os maisvariados factores, desde os endógenos aos exógenos.
As decisões têm significado apenas no contexto dos objectivos. Se não houver um objectivo a ser alcançado, não terá interesse nenhum qualquer que seja a decisão a tomar. Nas empresas, as decisões têm de ser tomadas em função dos seus objectivos estratégicos: crescer, diversificar, internacionalizar ou inovar são os alvos que condicionam as decisões degestão.
Geralmente, o processo de tomada de decisões passa por duas fases distintas:
1ª - Análise dos de um ou mais eventuais problemas. Através da análise causa-efeito, é possível identificar e visualizar claramente os factores que causam os problemas. A correcta análise do problema é meio caminho andado para a sua resolução. Uma análise incorrecta acarreta desperdício de recursos.
2ª - Osresultados da análise do problema são usados para seleccionar um curso de acções adequadas. Nesta fase, as alternativas disponíveis são clarificadas e consideradas avaliando-se a probabilidade de cada um contribuir para a concretização dos objectivos.
A tomada de decisões pode ser mais difícil em função das incertezas envolvidas, não só na definição do problema, como também nas consequências dadecisão. Informação incompleta ou incorrecta podem fazer do exercício de análise do problema uma perda de tempo. Incertezas quanto ao futuro e reacções de outros intervenientes podem tornar as consequências da decisão difíceis de prever.
Um outro aspecto muito importante e a ter em grande consideração prende-se com os preconceitos, quer cognitivos quer pessoais. Os gestores podem nem sequer ter noçãodas “forças ocultas” que influenciam as suas decisões.
Curiosamente, duas visões opostas defendem técnicas igualmente opostas para a tomada de decisão. A mais comum defende que quanto mais factores forem recolhidos, melhor será a tomada de decisão. A outra visão, baseada em resultados de investigações recentes, afirma que as decisões tomadas intuitivamente são melhores porque o decisor utilizatoda a sua experiência acumulada (mas inconsciente) para reconhecer os “sintomas” que indicam o verdadeiro problema.
Considerando estas duas visões opostas, o aluno acredita que as melhores decisões devem ser tomadas depois de uma boa análise e recolha de informação, mas está também convencido de que uma boa dose de instinto, “tacto”, “faro” e experiência são as melhores ferramentas que um gestordeve ter e dominar. Portanto, não há decisão que se tome sem se conhecer o problema, suas causas e sem que se tenha uma boa dose de capacidade analítica, instintos apurados e “jogo de cintura” para se “navegar” por situações desconhecidas e de risco.
Portanto, mais importante que usar todas as técnicas e ferramentas de gestão existentes na actualidade, uma boa gestão nunca irá dispensar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modulo A
  • MBA 1
  • Teste módulo
  • Modulo 1
  • MODULO 1
  • modulo 1
  • Modulo 1
  • modulo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!