MBA ESAMC PREP

4579 palavras 19 páginas
PREPARAÇÃO PRÉVIA

MÓDULO B – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

1. Verifique na sua empresa como é realizado o processo de Treinamento e Desenvolvimento (fases ou etapas do Treinamento)

2. Como o gestor pode atuar de forma a transformar o treinamento e desenvolvimento em investimento e não simplesmente decidir pelo “treinar por treinar”?

3. De que forma deve-se pensar o processo de treinamento e desenvolvimento como importante componente da estratégia de Gestão de Pessoas e Organizacional?
Custo ou investimento?
Visão de curto ou longo prazo?
As necessidades de treinamento das equipes devem estar em conexão com os objetivos estratégicos da empresa?
Tais necessidades devem focar o desenvolvimento de competências e habilidades? Ou são apenas formas de “motivar” temporariamente os funcionários?
Deve existir um acompanhamento efetivo dos treinamentos já realizados, de modo a medir-se a eficácia dos investimentos empresariais? É realizado a avaliação dos resultados do Treinamento/Desenvolvimento?
JUSTIFIQUE CADA UMA DAS SUAS RESPOSTAS

* É IMPORTANTE A LEITURA DO TEXTO

LEITURA PRÉVIA

SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO
DE RECURSOS HUMANOS

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal
A palavra treinamento tem muitos significados. Alguns especialistas consideram o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho das organizações. Outros interpretam mais amplamente, considerando o treinamento para um adequado desempenho no cargo e estendendo o conceito para uma nivelação intelectual através da educação geral. Outros autores referem-se a uma área genérica chamada desenvolvimento a qual dividem em educação e treinamento: o treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto o propósito da educação é preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho.
Treinamento é o processo de desenvolver qualidade nos recursos humanos para habilitá-los a

Relacionados