Mação Melide - Uma geminação Natural

2303 palavras 10 páginas
INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE TOMAR
Departamento de Gestão Turística e Cultural
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
DE TURISMO CULTURAL

MAÇÃO – MELIDE
CONTRIBUTOS PARA UMA GEMINAÇÃO NATURAL
(Artigo para a Imprensa)

Discente: António José Marques Cardoso Nº 14153
Docente: Professor Doutor Luís Mota Figueira
Disciplina: Gestão Autárquica do Património Cultural

Tomar

Abril de 2009

MAÇÃO – MELIDE
CONTRIBUTOS PARA UMA GEMINAÇÃO NATURAL
A cooperação entre povos de diferentes Nações, aos mais diversos níveis, é uma necessidade que, de forma alguma, pode ou deve ser ignorada. Mação, na Beira Baixa - Portugal, e Melide, na Corunha - Galiza, embora ainda não tenham consciência do facto, têm uma urgência real de aproximação que lhes permita fortalecer o desempenho como comunidade activa, una e autêntica, na União Europeia, criando plataformas bilaterais de entendimento e de intercâmbio cultural, educativo e económico. Evidenciando o vasto património material e imaterial comum, como a razão principal para uma aproximação duradoura. A Geminação entre municípios no espaço Europeu está na ordem do dia, sendo um dos instrumentos mais eficazes para facilitar a aproximação entre os povos e cidadãos de diferentes países. Outra das razões para a sua promoção é o reforço da competitividade através de acções comuns, tanto de cariz cultural como económico.
O Conselho de Municípios e Regiões da Europa define bem esta problemática pela voz de um dos seus fundadores, Jean Bareth: "As geminações são o encontro de dois municípios que concordam em proclamar que se associam para agirem numa perspectiva europeia, confrontando os seus problemas e desenvolvendo entre eles laços de amizade cada vez mais estreitos".
Um projecto de geminação bem estruturado proporciona mais valias indiscutíveis, pois ao criar laços de união entre a população de diferentes regiões permite partilhar problemas, trocar opiniões e descobrir

Relacionados