Mayers & bruggs

911 palavras 4 páginas
MAYERS & BRUGGS
O MYERS & BRIGGS TYPE INDICATOR (MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial, inspiradas nas teorias de Carl Jung sobre os Tipos Psicológicos. O indicador é frequentemente utilizado nas áreas de aconselhamento de carreira, pedagogia, dinâmicas de grupo, orientação profissional, treino de liderança, aconselhamento matrimonial e desenvolvimento pessoal, entre outros. Muitos psicólogos acadêmicos têm criticado o indicador, afirmando que “carece de dados válidos convincentes. é um dos poucos testes da psicanálise que foram levados na prática diária da gestão de pessoas – e, portanto, ao mundo corporativo.
O indicador é bastante simples e ajuda muito o conhecimento do perfil do candidato. Apesar da facilidade de aplicação e dos resultados satisfatórios, o teste serve como norte para o gerente de RH descobrir as principais características do candidato. Como resultado do teste, há 16 possíveis perfis, obtidos a partir das seguintes dicotomias ou pares de índices:

Sensoriais(S) X Intuitivos(N): essa dicotomia descreve o modo como uma determinada informação é interpretada, se de modo mais concreto e baseado em percepções empíricas ou se de modo mais abstrato e baseado em conhecimentos teóricos;
Racionalistas(T) X Emocionais(F): aqui se expõe como as decisões são tomadas, se de modo calculista e lógico ou se de maneira mais emocional;
Extrovertido(E) X Introvertido(I): essa dicotomia demonstra a atitude do candidato, se este costuma realizar muitas tarefas simultaneamente e tomam iniciativa nas decisões ou se são mais envolvidos a idéias e processos antes de agir.
Julgadores(J) X Perceptivos(P): por fim, esse par coloca em análise a relação do candidato com o mundo

Relacionados

  • uniao europeia 12 liçoes
    123714 palavras | 495 páginas