MAYARA 14052296

488 palavras 2 páginas
Atividade de Aprofundamento II

Caro Aluno,
Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.
Nessa atividade você irá dissertar sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, como as teorias antropológicas servem diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.
Teorias da Cultura

Sobre as teorias antropológicas da cultura, entende-se que é um conceito para ajudar a complexão das, mas diversas formas de manifestações da cultura do homem e para entender a origem do passado para o devido presente. E entre essas teorias vimos o Evolucionismo, Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.
Temos pelos imperialistas europeus, o que chamava de monogenista que parti sempre de um estagio menos evoluído ao estagio primitivo para o mais evoluído, que no caso seria o homem primitivo chegar ao status de evoluído.
E o poligenista, que defendia que existiam varia formas de evolução, mais não de forma que devia se render a outra, mais que cada lugar tinha seu próprio modo de agir, em diferente visão em diferentes lugares, e sem subimissão. Isso mostra que tanto a monogenista como a poligenista estão no âmbito do Evolucionismo.
Já o Difusionismo veio para contrariar as ideias do Evolucionismo, e é uma época que houve uma grande tensão na Europa. O Difusionismo buscava explicações do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro. E isso gerou um alivio para os pensadores, pois Franz Boas conseguiu mesclar as duas teorias, dando ideia que, o mesmo fenômeno tem sentido variados em cada cultura.
O funcionalismo que inovou o campo de interpretação antropológica focava não mais as origens históricas do estudo da cultura mais sim todo o

Relacionados