Maxweber 090901104734 Phpapp02

1067 palavras 5 páginas
Sociologia alemã: a contribuição de
Max Weber(1824-1920)
Professor :
ROBERTO MOSCA JR

A sociedade sob uma perspectiva histórica
Uma das diferenças existentes entre o positivismo e o idealismo é a importância que o segundo dá a história.

Weber, figura dominante na sociologia alemã, com formação histórica consistente, se oporá ao positivismo. Para ele, a pesquisa histórica é essencial para compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam, para Weber, de gênese e formação, e não de estágios de evolução.

A sociedade sob uma perspectiva histórica
O caráter particular e específico de cada formação social e histórica contemporânea deve ser respeitado.
O
conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.

Weber consegue combinar duas perspectivas: a histórica, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociológica, que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico.

A sociedade sob uma perspectiva histórica
Weber, entretanto, não achava que uma sucessão de fatos históricos fizesse sentido por si mesma. Para ele, todo historiador trabalha com dados esparsos e fragmentários.
Por isso, propunha para esse trabalho o método compreensivo, isto é, um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas. Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico. Ação social: uma ação com sentido O ponto de partida da sociologia de
Max Weber não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, enquanto indivíduo, na teoria weberiana, significado e especificidade.É

Relacionados