Maximização de lucros

Páginas: 10 (2389 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA MATEMÁTICA

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico, algumas situações estão presentes no nosso cotidiano, como financiamentos de casas e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas as movimentaçõesfinanceiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo, a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo, a essa diferença damos o nome de juros.

2. MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS

2.1 RECEITA
São acréscimos bruto de ativos que são obtidos sem aampliação das dívidas ou do Capital da empresa. Receitas correspondem a acréscimo ao Patrimônio Liquido e resultam da venda de produtos, bens ou serviços pela empresa.

2.1.1 RECEITA BRUTA

É decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, o “faturamento” da empresa. Entretanto, para fins tributários, no Brasil, a Receita Bruta temdiferentes composições. Como exemplo, considera-se receita bruta, para fins de aplicação do Simples Nacional, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia (comissões recebidas), não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. (§ 1º do artigo 3º, Lei Geral) Assim, temos:
• Parafins de enquadramento como Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, deve ser considerada a receita bruta em cada ano-calendário.
• Para fins de determinação da alíquota, deve-se considerar a receita bruta total acumulada nos 12 meses anteriores ao do período de apuração

2.1.2 RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS E SERVIÇOS

Receita líquida de vendas e serviços é a receita bruta diminuída:
a) dasdevoluções e vendas canceladas;
b) dos descontos concedidos incondicionalmente;
c) dos impostos e contribuições incidentes sobre vendas.

2.2 CUSTOS

Quantia que a empresa paga pela venda de sua produção e pela compra de insumos usados na produção, ou seja, a empresa gasta para adquirir insumos (farinha, açúcar, trabalhadores, etc).
São medidas monetárias resultantes da aplicação de bens eserviços na produção de outros bens e serviços durante o processo de fabricação.
Observa-se que o custo está ligado diretamente ao processo produtivo, sendo que qualquer gasto não relacionado à produção não é considerado custo. Custo e despesa distinguem-se pela sua natureza, e forma como será colocado o recurso e a finalidade proposta. Custos Diretos: são os custos suscetíveis de serem identificados comos bens ou serviços resultantes, ou seja, têm parcelas definidas apropriadas a cada unidade ou lote produzidos. Geralmente são representados por mão de obra direta e pelas matérias primas. Custos Indiretos: todos os outros custos que dependem da adoção de algum critério para sua atribuição à produção. Custos Variáveis: são custos que, em bases unitárias possuem um valor que não se altera comquantidades produzidas, porém, os valores totais variam em relação direta com a variação das quantidades produzidas. Custos Fixos: são custos que, embora tenham um valor total que não se altera com a variação da quantidade de bens ou serviços produzidos, seu valor unitário se altera de forma inversamente proporcional à alteração da quantidade produzida.

Custos menos usados:
Custos Funcionais: sãoos custos identificados com as diferentes funções da empresa e se originam da utilização de Custeio por Responsabilidade. São só custos demonstrados após o Lucro Bruto Operacional na Demonstração de Resultados. Custos Comuns: são os custos originados em dois ou mais departamentos ou fases de produção onde nãos e pode determinar qual parcela do custo corresponde exatamente a cada departamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maximização de lucros
  • Maximização de lucros
  • Maximização de lucros
  • Maximização de lucros
  • Maximização de lucros
  • maximizacao do lucro
  • Maximização de lucro
  • Maximização do lucro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!