Max weber

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
MAX WEBER
Maximillian Carl Emil Weber, intelectual alemão, jurista, economista, considerado por muitos um dos fundadores da Sociologia, nasceu em 1864, em Munique, e faleceu em 1920.De importância extrema, Max Weber escreveu a ÉticaProtestante e o Espírito do Capitalismo.Este é um ensaio fundamental sobre as religiões e a afluência dos seus seguidores. Subjacente a Weber está a realidadeeconômica da Alemanha do princípio do século XX.Weber viveu a um tempo e em uma região dominadas pelas teorias de Karl Marx.
Todas as pessoas de nível intelectual deveriam conhecer e reagir de uma certa maneira ao pensamento marxista.Weber, em grande parte, deixou fluir seu pensamento como reação aos escritos de Marx. É certo, como assinalam os seus mais ilustres comentadores, que há um exagero desimplificação em ver o pensamento Weberiano de tal modo.
Entretanto como nota Turner, é um bom auxílio para o entendimento, manter a noção de que os escritos de weber constituíam uma tentativa de refutação à ênfase de Marx com relação aos aspectos econômicos e materiais da vida social.

SOCIEDADE E INDIVÍDUO
Enquanto para Émile Durkheim a ênfase da análise recai na sociedade, para o sociólogoalemão Max Weber as análises devem centrar-se nos atores e suas ações

Para Weber a sociedade deve ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas. Por isso, ele define como objeto da Sociologia a Ação Social, ou seja, "qualquer ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação de outros.

AÇÃO
Para Weber a sociedade não seria algo exterior esuperior aos indivíduos, como em Durkheim.

Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas.

Por isso, Weber define como objeto da sociologia a ação social

O QUE É AÇÃO SOCIAL?
Para Weber ação social é qualquer ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação de outros. Por exemplo um eleitor. Ele define seu votoorientando-se pela ação dos demais eleitores. Ou seja, temos a ação de um indivíduo, mas essa ação só é compreensível se percebemos que a escolha feita por ele tem como referência o conjunto dos demais eleitores.
A ação social, é a conduta humana dotada de sentido. O sentido motiva a ação individual.

AÇÃO COM SENTIDO

Weber dá um interessante exemplo. Imaginemos dois ciclistas que andam na mesmarodovia em sentidos opostos.

O simples choque entre eles não é uma ação social. Mas a tentativa de se desviarem um do outro já pode ser considerada uma ação social, uma vez que o ato de desviar-se para um lado já indica para o outro a intenção de evitar o choque, esperando uma ação semelhante como resposta.

Estabelece-se, assim, uma relação significativa entre ambos.

WEBER ESTABELECETIPO DE AÇÃO SOCIAL

Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado.

Ação racional com relação a um valor: fiel a sua idéia, a sua honra. Inobserva tradições.

Ação afetiva: orientada pelas emoções e sentimentos.

Ação social racional : determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

A LÓGICA DO CAPITALISMO

O primeiroponto de Weber, então, é que devemos ver o capitalismo como uma prescrição moral, condicionando largamente todos os membros da sociedade no sentido de desenvolverem seus interesses materiais.

O segundo ponto da exposição e Weber era que o capitalismo devesse ser visto como uma violentação do sentido tradicional do esforço e do valor do trabalho. Weber notara que os trabalhadores não eram sempremotivados a produzir em termos de auto-interesse. Em vez disso, eles freqüentemente aceitavam um certo padrão de vida como suficiente e produzissem aquilo que fosse capaz de proporcionar-lhes este padrão.

"Um homem por sua própria natureza não deseja ganhar mais e mais dinheiro, mas simplesmente viver como ele esta acostumado a viver e ganhar tanto quanto o necessário para alcançar esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • max weber
  • Max Weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max weber
  • Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!