Max Weber na Administração

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014

A Teoria das Organizações de Max Weber

Weber e a Burocracia



A partir da década de 1940, as críticas feitas à Teoria Clássica (pelo seu mecanicismo) e à Teoria das Relações Humanas (por seu romantismo), revelaram a falta de uma teoria mais sóbria, sólida e abrangente que orienta-se o administrador através de outro ângulo. Devido a sua importância na época, as organizações atraíram aatenção de diversos estudiosos e pesquisadores que se interessavam pelos seus processos e método, havendo dentre eles, um economista alemão, chamado Max Weber (1864-1920). Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão, considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno.

Seu trabalho foi tão importante, que diversos outros autores retomaram suas pesquisas eestudos ao longo dos anos. De acordo com Weber, as pessoas orientam as suas ações para uma ordem semelhante, por que seus desempenhos individuais são guiados por normas coletivas e legitimadas. Uma ordem não é apenas uma forma de codificação de normas convencionais, e sim constituem em termos amplos - um conjunto de normas sociais dominantes. Segundo ele, as organizações formais baseiam-se em leisque as pessoas acreditam serem racionais, ou seja, que agem de acordo com seus interesses e não desejos arbitrários de alguém. 

Desenvolvimento da Teoria burocrática

Devido a fragilidade e imparcialidade das Teorias Clássica e das Relações Humanas, muitos consideram a Teoria das Organizações mais ampla e completa. Na época existia a necessidade de um modelo que fosse capaz de caracterizartodas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos seus membros e que não fosse aplicável somente a fábrica, mas a todas as formas de organização. Juntando essa necessidade com o aumento e complexidade das organizações, ficava claro que as teorias existentes não eram suficientes para responder à situação, por isso, a partir das descobertas do trabalho de Weber as organizações começaram aaplicar o sistema burocrático e seu novo modelo proposto.

De acordo com Weber, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é burocracia. Uma de suas frases mais conhecidas é a de que "a organização é uma estrutura sistêmica, um grupo organizado e estável de meios adequados a fins" (Max Weber). Entretanto, segundo ele, nem todos os grupos sociais são organizações.Para o Weber, esses grupos se dividem em duas grandes categorias: os primários e secundários. 

> Grupos Sociais Primários: São também chamados de informais, no qual predominam as relações pessoais. Fazem parte desse grupo as famílias, amigos e certos grupos de interesse social ou profissional. É importante salientar, que neste tipo de grupo as pessoas entram e saem voluntariamente.

> GruposSociais Secundários: Essa categoria abrange os grupos formais, pois com eles as pessoas possuem uma relação regida por regulamentos explícitos e categóricos. Tais regulamentos baseiam-se em normas de direito e obrigações para seus integrantes (regras e normas).

Todos os grupos possuem os elementos que definem as organizações, algumas formais regidas por regulamentos e outras informais regidaspelas relações pessoais. Entretanto, apesar dos grupos primários eventualmente se comportarem como organizações, eles não são considerados organizações formais permanentes, como uma empresa ou instituição por exemplo (visto que podem se diluir com o passar do tempo).
Características das organizações Formais/Burocráticas



Para Max Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência, epara conseguir esta eficiência, a burocracia precisava detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deveriam acontecer. Segundo ele, as organizações formais apresentam três características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários, que eram: a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.

> Formalidade: São as normas e regulamentos explícitos que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuição de Max Weber na Administração
  • Pensadores da administração: max weber
  • Teorias da administração
  • Max weber e a teoria da administração
  • Max weber
  • max weber
  • Max Weber
  • Max Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!