Max weber, durkeim

Páginas: 3 (606 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
1. Durkheim

Durkheim parte do principio que o homem só se tornou humano porque se tornou sociável. Para ele, o homem no estado natural seria um animal selvagem, deixando de ser a partir domomento em que aprendeu os hábitos e os diversos costumes do seu meio social para conviver no meio deste.

Este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de “Socialização”. A consciênciacoletiva seria formada durante este processo de socialização e o que compõe as nossas mentes serviria de base para orientar-nos para como devemos ser, sentir e nos comportar.

E o que compõe nossasmentes ele chamou de fatos sociais. As características do fato social são as seguintes:
- Coercitividade – os indivíduos são obrigados a cumprir o que os padrões culturais de uma sociedade impõem.Esta relacionada com o poder, ou a força.
- Exterioridade – os padrões culturais são exteriores ao indivíduo e independem de sua consciência.
- Generalidade – os fatos sociais não existem para umúnico indivíduo, são coletivos, para um grupo ou sociedade.
Segundo Durkheim, existe dois tipos de solidariedade:
- Solidariedade Mecânica - A solidariedade mecânica é mais comum nas comunidades ditascomo “primitivas”, em agrupamentos de homens do tipo tribal formado por clãs. As pessoas tendem a se juntar com as que se identificam. Na divisão do trabalho também ocorre desta forma.
-Solidariedade Orgânica – A solidariedade orgânica, entretanto, é mais comum nas sociedades ditas como "modernas" devido a sua maior diferenciação individual e social. As pessoas não compartilham dos mesmosvalores e crenças sociais. Na divisão do trabalho as pessoas só desempenham uma função e trabalham com as pessoas que desempenham da mesma função.

Para Durkeim, as desigualdades sociais tendem dastensões inerentes da transição da solidariedade mecânica para a orgânica.

2. Max Weber

Para Weber são nossas ações que formam a sociedade. Para ele cada indivíduo executa suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As relações entre indivíduo e sociedade, com os pensadores émile durkeim; karl marx e max weber.
  • Max weber
  • max weber
  • Max Weber
  • Max Weber
  • Max weber
  • Max Weber
  • Max weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!