Maurticio

532 palavras 3 páginas
PROJETO INTEGRADOR Graduando: Maurício Beirigo – ZOO8 Matrícula: 201111010 Integração Lavoura-Pecuária Objetivos Trabalho Final OBJETIVOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA – PECUÁRIA Este trabalho tem como finalidade ressaltar o diferencial dessa prática, que vem sendo cada dia mais popular entre os Agricultores e Pecuaristas.
Os principais objetivos da ILP
Recuperação ou reforma de pastagens degradadas:
Este é o principal objetivo da integração. Nesse sistema, as lavouras são utilizadas a fim de que a produção de grãos pague, pelo menos em parte, os custos da recuperação ou da reforma das pastagens. Na área da pastagem degradada, cultiva-se grãos por um, dois ou mais anos e, depois, volta-se com a pastagem, que vai aproveitar os nutrientes residuais das lavouras na produção de forragem. Para evitar outro ciclo de degradação, é necessário elaborar um cronograma de adubação de manutenção da pastagem recém-implantada (Alvarenga, 2004). È importante salientar que para a maioria dos solos de Minas Gerais, assim como do Brasil, caso não sejam feitas adubações de manutenção, esse método dá resultado nos primeiros dois ou três anos. Após esse período, a pastagem sofre novo ciclo de degradação, devido ao esgotamento dos nutrientes que entraram no sistema via adubação das lavouras. Então, é necessário cultivar lavouras novamente na área para reposição de nutrientes (Moraes, 1993).
Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura:
As pastagens deixam quantidades apreciáveis de palha sobre o solo e de raízes no perfil do solo. Isso tende a aumentar a matéria orgânica, que é fundamental na melhoria da estrutura física do solo. Ela também é fonte de carbono para os meso e os microrganismos do solo. Além disso, a decomposição das raízes cria uma rede de canalículos no solo de importância nas trocas gasosas e uma movimentação

Relacionados