Mauricioo

712 palavras 3 páginas
Conclusão

Conclui-se neste experimento, que os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum, oxidam-se facilmente liberando calor. E quanto menores as cadeias carbônicas dos alcanos, mais reações deverão obter.
E os alcenos conferem considerável reatividade,frente a muito reagentes comuns de laboratório.

Introdução Os alcenos apresentam essencialmente as mesmas propriedades físicas dos alcanos: são insolúveis em água e solúveis em solvente apolares, são menos denso que a água e os ponto de ebulição escalonam-se igualmente segundo o numero de carbonos na cadeia e dependem da maior ou menor ramificação que nela exista. Também o numero de ramificações existente do alceno podem conferir lhe estabilidade:quanto maior o numero de grupos alquilo ligados ao carbonos da dupla ligação,mas estável será o alceno. Os alcenos sofrem principalmente reações de adição.estes hidrocarboneto caracterizam-se por possuírem uma dupla ligação entre carbonos, constituída de uma ligação sigma,forte e uma ligação pi,fraca.é de se esperar,portanto,que as reações consistam na ruptura da ligação mais fraca.tal previsão é confirmada experimentalmente:a química dos alcenos é basicamente a ruptura da ligação pi,fraca e a formação de duas ligações sigma,fortes,na mesma molécula. Logo, são reações de adição.

Apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da cadeia carbônica (massa molecular) como os alcanos e alcenos. Essa classe de compostos, não possui cor (incolor), nem cheiro (inodoro), apresentam insolubilidade em água, mas são solúveis em solventes orgânicos como o álcool, o éter e outros. O acetileno, ao contrário dos outros alcinos, tem cheiro agradável e é parcialmente solúvel em água, e é partir dele que se obtêm solúveis não inflamáveis. Os alcinos são preparados em laboratório porque não se encontram livres na natureza.
O carbono, quando em tripla ligação, comporta-se como se fosse um elemento mais eletronegativo do que o carbono que participa apenas

Relacionados