MAUR CIO TRAGTENBERG Resumo

1246 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CAMPUS APROXIMADO DE CAPINZAL – SC
PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO
CURSO: PEDAGOGIA FASE: 3ª

Pensador Brasileiro: Maurício Tragtenberg
Nasceu em 4 de novembro de 1929, Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul,Brasil.Faleceu em 17 de novembro de 1998 (69 anos), São Paulo. Foi casado com a atriz Beatriz Tragtenberg,tiveram um Filho; Lívio Tragtenberg.
Ocupação: Sociólogo, Educador e Teórico Libertário. Escola/tradição: Anarquismo, comunismo de conselhos. Principais interesses: Sociologia, História, Filosofia, Educação, Política, Anarquismo. Suas principais obras são: Administração, poder e ideologia (1980), Sobre educação, política e ideologia (1982) e Burocracia e ideologia (1974).
Tragtenberg estudou português, espanhol, esperanto e russo, lia muito autores russos como Kropotkin, Bakunin, Tolstói.Na ditadura militarcomeçou a se dedicar à carreira de professor, lecionando na graduação e pós-graduação de universidades como PUC-SP, USP, UNICAMP e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).
Tragtenberg ficou conhecido como um autodidata. Preferia definir-se como um socialista libertário, ao contrário de "anarquista", e radical. Irreverente com relação aos símbolos e às artimanhas do poder autoritário, foi um intelectual independente e crítico em relação à burocracia acadêmica, que desprezava. Suas classes eram frequentadas não só por alunos regulares, mas também por numerosos ouvintes não matriculados.
Deixou publicados pelo menos 8 livros e inúmeros artigos em jornais e revistas de grande circulação no país, abrangendo diversos assuntos como educação, política, sociologia, história e administração.Escreveu por vários anos a coluna:No Batente para o jornal Notícias Populares, um tabloide popular de São Paulo.Sua obra completa inclui livros, artigos, apresentações, prefácios e textos esparsos que está sendo editada pela Editora UNESP.

Relacionados