MAUÁ

Páginas: 4 (765 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
 
Barão de Mauá ou Visconde de Mauá foi industrial e político brasileiro. Pioneiro da industrialização no Brasil. Foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Foiresponsável por grandes obras como um Estaleiro, a Companhia Fluminense de Transporte e a primeira estrada de ferro ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis. Investiu como sócio nas ferrovias do Recife e deSalvador que chegavam até o Rio São Francisco, entre várias outros empreendimentos.
O Barão de Mauá (1813-1889) nasceu em Arroio Grande no Rio Grande do Sul em 28 de dezembro de 1813. Filho dofazendeiro João Evangelista de Ávila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho. Ficou órfão de pai aos oito anos de idade, sendo entregue aos cuidados de um tio, capitão da marinha mercante. É levadopara São Paulo, onde fica interno num colégio de 1821 a 1823. Aos 11 anos emprega-se como balconista de uma loja de tecidos. Em 1824 vai trabalhar como caixeiro da Companhia Inglesa Carruthers,especializada em importação onde o proprietário Ricardo Carruthers lhe ensinou inglês, contabilidade e a arte de comercializar. Aos 23 anos torna-se sócio gerente da empresa.

O filme Mauá: “O Rei e oImperador”, mostra a ousadia de Mauá, ao lutar contra os preconceitos e desconfianças da Monarquia, para trazer para o Brasil as inovações tecnológicas mais avançadas da época, como a eletricidade quetrouxe para o Rio de Janeiro e, consequentemente para outros lugares, um desenvolvimento social enorme.
Com sua visão futurista sobre comércio, indústria e finanças, implanta também a primeira ferrovia emterritório brasileiro, mesmo com o novo invento sofrendo desconfianças da Europa de sua funcionalidade.
O filme pode ser utilizado para problematizações sobre o crescimento econômico, social epolítico, sobre a grande explosão de industrialização, que começou com a coragem desse brasileiro capaz de enxergar no presente as necessidades para o futuro do Brasil.
Essas são apenas algumas de suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a era mauá
  • Maua
  • Mauá
  • Maua
  • maua
  • Mauá
  • Mauá
  • A era Mauá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!