mauá- wikipedia

Páginas: 4 (781 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Quando houve, por parte do portugueses, a primeira expedição a avançar para o interior do continente brasileiro (até então, a exploração se restringia ao Litoral), ainda em meados do Século XVI, aqual saiu de São Vicente e chegou até as tribos indígenas de Piratininga, na confluência dos rios Tamanduateí, Anhangabaú e Tietê, o percurso utilizado foi o Caminho do Peabiru, mas exatamente, a Trilhados Tupiniquins, a qual atravessava o território da atual Mauá, em um traçado ancestral e muito próximo da atual Avenida Barão de Mauá7 . João Ramalho, o qual fundou a Vila de Santo André original em1553, tomou posse de muitas terras que hoje fazem parte do território mauaense.

No Século XVIII, a região era conhecida como Cassaqüera, um nome indígena que significa "Cercados Velhos" ou"Cercado dos Velhos". Mais tarde, a antiga Trilha dos Tupiniquins tornou-se o Caminho do Pilar, uma vez que levava até a Capela Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1714, localizada onde hoje fica RibeirãoPires. Do nome da estrada surgiu a nova denominação local, Pilar8 .

Apesar de haver alguns moradores na região, só houve progresso local relevante a partir da construção, por parte da São PauloRailway, da Ferrovia Santos-Jundiaí, a qual foi inaugurada em 1867. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, mais tarde, elevado a Visconde de Mauá, grande empreendedor no comando desse projetoferroviário, chegou a ter grandes propriedades na região, adquirindo a Fazenda Bocaina do Capitão João José Barboza Ortiz. O Crescimento da agora Vila do Pilar levou a São Paulo Railway a inaugurar a estaçãode trem Pilar em 1º de abril de 18839 . Um núcleo populacional surgiu e cresceu em volta da estação pelas décadas seguintes.

Em 1926, a estação ferroviária teve o nome alterado para Mauá, emhomenagem ao ilustre empreendedor e construtor da ferrovia. Assim, o então bairro de Pilar, pertencente ao Município de São Bernardo do Campo, foi mudando pra Mauá. Com o Decreto-lei Estadual nº 6780, de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A wikipédia pela wikipédia
  • wikipedia
  • Wikipédia
  • wikipedia
  • Wikipedia
  • wikipedia
  • Wikipedia
  • Wikipédia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!