Matrizes brasileiras

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2012
A Psicologia como ciência independente
Uma visão panorâmica e crítica
O presente texto nos apresentar de forma resumida uma visão ampla e critica da psicologia contemporânea. Recentemente surgiu oconceito de ciência parapsicologia, e mais recente ainda que começaram a elaborar os primeiros projetos de psicologia como ciência independente, ela surgiu a partir da segunda metade do séc. XIX. Sóentão passou a existir a figura do psicólogo, e assim foram criadas as instituições voltadas para a produção e transmissão de conhecimento psicológico.
A psicologia tem um objetivo próprio e métodosadequados ao estudo desse objeto, que é o homem, ou seja, ela é capaz de firmar-se como uma ciência independente das outras áreas do saber.
Embora todas as demais ciências estudem o comportamentohumano dentro de sua própria área, a psicologia como ciência procura compreender, entender o comportamento da mente num parâmetro abrangente. Portando a sua situação é firmar-se como uma ciência entre asciências: biológicas, exatas, sociais etc.; ou seja, a principal função é tentar compreender as origens e as implicações dessa disciplina, por mais caótica que ela seja ou nos pareça.

PRECONDIÇÕESSOCIOCULTURAIS PARA O APARECIMENTO DA PSICOLOGIA COMO CIÊNCIANO SÉCULO XIX

As duas condições necessárias para conhecercientificamente o psicológico, são:(A)
Uma experiência muito clara dasubjetividadeprivatizada.(B) A experiência da crise dessa subjetividade

Ter uma experiência da subjetividade privatizada bemnítida, para nós é muito fácil e natural (experiênciaíntima que ninguém temacesso) Ex: Sentimos como,alegrias e tristezas intensas que às vezes procuramosescondê-las.Ainda com a maior freqüência, temos a sensação deque aquilo que estamos vivendo nunca foi vividoantes porninguém, de que a nossa vida é única e oque sentimos e pensamos é totalmente original equase incomunicável, isto pode se denominar como crise da subjetividade privatizada.
No Campo das Artes
O indivíduo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • matrizes energeticas brasileiras
  • Matrizes Energéticas Brasileiras
  • Matrizes enegeticas brasileiras
  • Resenha crítica: o pensamento geográfico brasileiro, as matrizes brasileiras.
  • Uma breve comparação das matrizes energética brasileira e paraguaia
  • Presença das matrizes Europeia, Africana e Indígena, na atualidade da cultura Brasileira
  • MATRIZES
  • Matrizes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!