matrizes anergeticas

2321 palavras 10 páginas
Matrizes Energéticas

Com o início da Revolução Industrial, a queima de combustíveis fósseis – carvão mineral, petróleo e gás natural - tomou um ritmo acelerado. Se considerarmos ainda os altos índices dedesmatamentos florestais, encontramos como resultado, um valor em torno de 500 bilhões de toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. Esta concentração atualmente é considerada a mais alta já registrada que em qualquer outra época, tomando-se como referência, os últimos 800 mil anos da nossa história.

As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais:permanentes (renováveis) e temporários (não-renováveis). As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

As principais fontes de energias renováveis são:

A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. A cada ano a radiação solar trazida para a terra leva energia equivalente a vários milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.

A energia eólica é a energia obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas. A energia eólica tem sido utilizada desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operação de máquinas para movimentação das suas fábricas de pás. É uma espécie de energia verde.

A energia hidroelétrica é a energia que se produz em barragens construídas em cursos de água. Essa energia vem da evaporação da água, pelo calor do Sol, que sobe com o vento, formando nuvens e precipitando no alto das montanhas em forma de chuvas, essas chuvas formam os rios que são represados, a água desses rios gira em turbinas que produzem energia

Relacionados