MATRIZ TRABABALHO 1 CARTEL

1859 palavras 8 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo:2
Atividade: A formação de um Cartel
Título: Formação de Cartel
Aluno:
Disciplina: Economia
Turma: 428 Noturno Adm
Introdução

A presente pesquisa busca apresentar os conceitos e principais características de cartel, CADE relacionando com a Teoria dos Jogos.
Neste sentido, será apresentado o exemplo do cartel, formado entre as empresas no ramo eletronico LG e SAMSUNG.
Por fim será apresentada a relação do cartel com a Teoria dos Jogos. Na conclusão encontra-se o fechamento do assunto que foi desenvolvido. Na sequencia estão todas as referências que foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho.

Justificativa

E importante frisar que em uma ordem econômica de livre iniciativa e livre concorrência, os agentes econômicos devem portar-se como concorrentes o que denota comportamento de rivalidade. Tal rivalidade traduz-se, na prática, em competitividade, que gera inovações mercadológicas, incessante redução de custos de produção e avanços tecnológicos. De outro lado, e na medida em que não há variação de preços, não há como se distinguir eventuais diferenças de qualidade dos produtos dos concorrentes. Se antes da formação do cartel tais diferenças efetivamente existem, elas acabam desaparecendo com o tempo, pois a uniformização de preços elimina os incentivos relacionados com inovações. Dessa forma, a prática de preços uniformes, fruto de acordo entre os concorrentes, frustra as chances de escolha de produtos melhores e prejudica a percepção do consumidor em relação à qualidade dos produtos.
Principais características do cartel

A principal característica do cartel é a combinação de preço e outras variáveis de mercado entre os concorrentes. Sua análise econômica ganhou importância com o aperfeiçoamento da teoria dos jogos, em especial com as contribuições do matemático John Nash. Nessa teoria, analisa-se o comportamento de empresas em situações em que há necessidade de agir

Relacionados