matriz energética

Páginas: 4 (897 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
Exercício 3.11. Um tubo condutor de vapor de diâmetro interno 160 mm e externo 170 mm é
coberto com duas camadas de isolante térmico. A espessura da primeira camada é 30 mm e a
da segunda camada é50 mm. As condutividades térmicas R1, R2, R3 do tubo e das
camadas isolantes são 50, 0,15 e 0,08 kcal/h.m.oC, respectivamente. A temperatura da
superfície interna do tubo de vapor é 300 oC e a dasuperfície externa do segundo isolante é 50
oC. Calcular :Com o advento da industrialização e a predominância do sistema capitalista, o mundo contemporâneo vem sendo cada vez mais dependente dosrecursos energéticos, que são destinados à produção de energia elétrica para residências e empresas, e servem como combustíveis para meios de transporte e maquinários agrícolas e industriais.

Assim, cadapaís possui, de acordo com sua estrutura geográfica, uma matriz energética, ou seja, um conjunto de fontes de energia que sustenta o desenvolvimento de suas atividades econômicas.

Hoje em diaexiste uma variedade de fontes de energia, que são classificadas em renováveis e não renováveis. A energia renovável é aquela obtida a partir de recursos naturais que não se esgotam com o uso, enquanto aenergia não renovável é produzida através de recursos que não podem ser repostos nem pelo homem nem pela natureza, esgotando-se à medida que são explorados.



Matrizes energéticas renováveisMatrizes energéticas renováveisEnergia hidrelétrica – é a energia elétrica produzida a partir do movimento das águas de rios em usinas. As hidrelétricas são importantes fontes de energia porque, alémde ser inesgotável, a energia produzida é barata e limpa, ou seja, não é poluente. O Brasil é um dos maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo, o que se deve à enorme quantidade de rios, aorelevo acidentado e à grande incidência de raios solares no país.

Energia eólica – é a geração de energia elétrica a partir da energia dos ventos. Embora seja uma forma de energia limpa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matriz energética
  • Matriz Energetica
  • Matriz Energética
  • Matriz Energética
  • matriz energética
  • Matriz energética
  • Matriz energetica
  • Matriz energetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!