matriz atividade individual
Introdução
A Matemática Financeira estuda a variação do capital ao longo de um período, assim ela tem a qualidade de calcular a capitalização do valor inicial (capital). Capitalização é a verificação do crescimento do capital, Ela pode ser classificada como capitalização simples e capitalização composta.
Justificativa
Qualquer investidor quer saber o quanto seu dinheiro vai render ao longo de um período de tempo, e saber, ao certo, qual a melhor forma de fazer seu capital gerar um montante melhor de renda, ou ainda, saber qual a melhor forma de fazer uma divida e ter a menor perda de capital possível.
Nesse ponto que a capitalização entra para demonstrar e garantir quanto o rendimento vai atingir, lembrando que capitalização nada mais é do que saber quanto o dinheiro vai aumentar, podendo ser por meio de juros ou não.
Desenvolvimento
Para um melhor entendimento sobre capitalização, simples e composta, devemos primeiro entender os conceitos de juros simples e juros compostos.
Segundo Puccini (2011, p. 13) "no regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado." Assim o capital inicial apresenta crescimento linear, uma vez que os juros não são capitalizados.
Contudo, Puccini (2011, p.25) ensina que "o processo da capitalização só ocorre no regime de juros compostos, em que os juros se transformam em capital e passam a render juros." Contudo é comum a utilização de "capitalização simples" para o crescimento do dinheiro..
A capitalização simples tem aplicação no mercado em operações financeira a curto prazo. Para Puccini (2011, p.25) "juros simples só devem ser utilizados para a obtenção de fluxo de caixa da operação financeira, quando ela for contratada nesse regime de juros." Caso contrário utilizar o regime de juros compostos."
Na área acadêmica, a capitalização simples, representa o começo dos estudos da matemática financeira, uma vez que os estudos de