matriz_atividade_individual Fabiana Lara Santos

1075 palavras 5 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Atividade: Posicionamento crítico
Título:
Aluno: Fabiana Lara Santos
Disciplina: Gerenciamento de Projetos
Turma: PROJ09
Introdução

A globalização da economia tem gerado maiores oportunidades de intercambio de bens e serviços para o desenvolvimento de riquezas e bem estar a nível global.
Há muito tempo, fala-se em proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, porém só agora esse assunto está sendo mais fortemente discutido. Há, portanto, posicionamentos muito antagônicos sobre a influência do comércio exterior no meio ambiente. Existem pontos positivos e negativos e é o que será discutido nesse texto.

Justificativa

O que antes era visto como um freio ao crescimento econômico dos países, hoje tem sido visto como oportunidade, no entanto, alguns especialistas insistem em manter o pensamento de que o comércio exterior tem muitos efeitos negativos sobre o meio ambiente, enquanto outros apoiam a ideia de que é muito vantajoso para o mesmo.

Desenvolvimento

O comércio exterior é a principal fonte de divisas tanto para países desenvolvidos quanto para os países em desenvolvimento. Mas existe um desequilíbrio gritante entre esses dois blocos em relação aos bens e serviços comercializados. Enquanto os países desenvolvidos exportam bens e tecnologia de ponta, aos países em desenvolvimento restaram os produtos básicos (agricultura, pecuária, minério) que tem pouco valor agregado.

Esse desequilíbrio pressiona os países em desenvolvimento a produzirem mais, o que, em muitos casos, resulta em degradação do meio ambiente. Isso se dá muitas vezes porque os países não tem acesso a tecnologias que os ajudariam a ter um aumento de produtividade no campo sem aumentar a área desmatada.

O imaginário coletivo mundial era de um planeta de riquezas e recursos infinitos, capaz de sustentar ilimitadamente o crescimento econômico do mundo. Ignorando os processos ecológicos do planeta

Relacionados