matriz atividade individual adm empreend grad RAE m1

642 palavras 3 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: 1
Atividade: Atividade Individual
Título: Responsabilidade Social e Empreendedorismo
Aluno: Rafael Eduardo Novelini
Disciplina: Administração Empreendedora
Turma: T0048_0715
Introdução
Um empreendedor é uma pessoa que não tem medo de velhos hábitos e paradigmas e acredita que sua ideia é boa o bastante para ser vendida e comprada por outras pessoas. O difícil nesse caso é saber o momento de investir nessa ideia. O quanto investir e principalmente: em qual área. Nesta atividade vamos observar um caso de alguém que havia feito outros planos para si, mas numa reviravolta da vida, precisou refazer os planos e seguir um novo rumo.

“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” - Filion, 1999, p.19.

Empreendedor selecionado

Antonio Alberto Saraiva, é um português que veio com os pais ainda pequeno, para o Brasil. Cresceu em uma cidade do interior do Paraná, e aos 17 anos, resolveu cursar. Depois de algumas tentativas, conseguiu iniciar os estudos na Santa Casa de São Paulo, mas ainda em seu primeiro ano, teve que mudar os planos.
Seu pai, dono de uma pequena padaria, com pouca estrutura e preparo dos funcionários, foi assassinado durante um assalto. Saraiva precisou tomar frente do comércio para sustentar a família.

Diferencial de sucesso desse empreendedor Com o falecimento do pai, Saraiva assumiu o lugar do padeiro e decidiu vender o pãozinho 30% abaixo do valor médio. “Preço baixo sempre foi nosso diferencial, está no DNA da empresa”, afirma Saraiva. Apesar do pão não oferecer lucro, a presença das pessoas na padaria fazia com que elas levassem outros produtos. Gradativamente os ganhos foram aumentando. Até hoje, o empresário segue essa filosofia de oferecer preços acessíveis.
A esfiha, produto mais procurado do cardápio, é vendida a menos de R$1, e o item mais caro do cardápio online do Habib’s é um combo com duas pizzas de mussarela e uma Coca-Cola 2L por R$ 34,90.

Relacionados