matrix

Páginas: 2 (321 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2014
No início do filme já nos deparamos com uma questão existencialista fundamental, que diz respeito à escolha e destino. O embate desta escolha, com a liberdade de tero controle da sua própriavida, com o destino, de “se escolher o que já fora escolhido”, fica evidentemente marcado em várias cenas.
Outra questão existencialista abordada é a angústia daexistência, na sensação constante deque alguma coisa está errada no mundo, demonstrada num diálogo entre o Morpheu e o Neo.
Outras citações existencialistas relevantes são: a ignorância e o esquecimento damorte é o que nos fazviver, pois desde quando nasce a única coisa que é verdade é a morte. No trecho em que O agente Smith relata a construção da 1ª matrix fica claro este conceito, pois é dito quehavia sido um desastreo programa por ter sido projetado para oferecer um mundo perfeito aos humanos. Como o mundo perfeito não fornecia obstáculos, nada para “correr atrás”, não havia a ocupaçãonecessária para oesquecimento da morte, causando o incômodo do vazio da existência.
Os conceitos de Descartes ficam evidentes tanto em algumas cenas específicas como no tema do filme, com a noção de quetudo vivenciadopode ser apenas fruto da imaginação, do sonho, de uma matrix. A dissociação do corpo e mente é explorada pela forma de “viagem” pela matrix, onde as ações ocorrem em um mundo paralelo,fazendo umareferência clara ao dualismo cartesiano com a sua substância pensante e substância corpórea. Também segundo Descartes, o mundo material seria despojado de realidade própria, sendo criado acadainstante por Deus, retratado no filme como a matrix.
A rebelião e a liberdade tão almejada ao longo do filme nos remetem a Descartes, pois, conforme sua resposta à sexta objeção, “aindiferençanão é da essência da liberdade humana, visto que não somos livres apenas quando a ignorância do bem e do verdadeiro nos torna indiferentes, mas principalmente quando o claro e o distinto......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matrix
  • matrix
  • matrix
  • a matrix
  • matrix
  • Matrix
  • Matrix
  • Matrix

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!