Materoais de construçao

1311 palavras 6 páginas
PROF. RICARDO FIOROTTI
Construção de Edifícios 1 - Departamento de Engenharia Civil – Escola de minas - UFOP

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 1
LISTA DE EXERCÍCIOS
1ª QUESTÃO.
Para que serve a normalização técnica brasileira? Explique como é feita uma NBR?

Resistência à compressão. Resistência à abrasão. Massa específica absoluta e aparente. Porosidade. Forma e textura superficial dos grãos. Argila em torrões e materiais friáveis.

2ª QUESTÃO.
2.1. Diferencie arranjos microestrutural, cristalino e amorfo.
2.2. Dê exemplos de materiais que possuam a mesma composição química básica, porém possuam arranjo microestrutural diferentes, e, como esta característica influencia as propriedades físicas e mecânicas destes materiais 6ª QUESTÃO
De que forma a umidade, o inchamento e a absorção de um agregado devem ser levados em consideração para a dosagem e produção de um concreto?

3ª QUESTÃO
3.1. Classifique os 3 tipos básicos de rocha de acordo com sua aptidão para uso como agregadoe justifique esta aptidão conforme a gênese do material.
3.2. Diferencie agregado graúdo e miúdo. Explique as classificações de agregado de acordo comseu tamanho, origem e peso específico, dando exemplos de cada uma das classificações. 3.3. O que é a classificação granulométrica de um agregado? 3.3.1. Quais são os tipos básicos de agregados graúdo e miúdo após classificação granulométrica?
3.3.2. Procure na NBR-7211 quais são as porcentagens mínimas e máximas de cada diâmetro para cada tipo de agregado citado anteriormente.
3.3.3. Plote as curvas granulométricas máximas e mínimas do mesmo agregado em um mesmo plano monolog e calcule o diâmetro máximo característico para cada um deles. 4ª QUESTÃO
4.1. Defina módulo de finura e superfície específica explicando como estas características influenciam as propriedades de um concreto ou uma argamassa no estado fresco e endurecido, relativamente aos agregados que compõem esse concreto. Não se esqueça de comentar

Relacionados

  • Notas de corrosão
    7381 palavras | 30 páginas