MATERNIDADE: TRANSFORMAÇÕES DA FAMÍLIA E O DIREITO DA MULHER

2515 palavras 11 páginas
MATERNIDADE: TRANSFORMAÇÕES DA FAMÍLIA E O DIREITO DA MULHER Cristiane Lima Noelison Araújo Rafael Teixeira Baia
Introdução
Este relatório tem como objetivo compreender, na visão de Elisabeth Banditer, como se deu o processo de aquisição do amor materno, ou evolução das atitudes maternais, bem como esse processo pôde proporcionar à mulher um foco maior no mundo histórico, permitindo assim à ela buscar mais o seu direito de ser reconhecida.
Justificativa
Escolhemos trabalhar com esse tema “Maternidade”: transformações da família e o direito da mulher, porque é um assunto muito importante e interessante de se pensar nos dias de hoje sobre a trajetória da mulher e as mudanças ocorridas em meio a uma sociedade machista e preconceituosa que pensa que a mulher foi feita para ficar em casa cuidando da família e dos afazeres domésticos. Mas as mulheres mostraram que eram capazes de ser mãe, esposa, dona de casa e ainda trabalhar fora para buscar sua independência financeira.
Este trabalho tem como objetivo mostrar as mudanças ocorridas no âmbito materno, familiar, e os direitos alcançados pelas mulheres na sociedade brasileira e de como estas conseguiram alcançar seus direitos.
Temos uma diversidade de olhares sobre as mulheres e trabalhos na historiografia brasileira demonstrando a complexidade do assunto e as múltiplas possibilidades de pensar e dar visibilidade ao mundo do trabalho das mulheres que cada vez mais vêm ganhando espaço na sociedade e superando preconceitos e obstáculos para alcançar seus objetivos.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e para escrever sobre este assunto iremos usar os seguintes trabalhos: As teorias feministas e a evolução das relações de gênero na sociedade da autora Sandra Puhl dos Santos, categorias analítica e empírica: Gênero e mulher: disjunções, conjunções e mediações de Suely kofes,Figga Haus para uma teoria das relações de gênero”, Gênero: uma categoria útil para análise histórica de Joan Scott e

Relacionados