Materias

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1) A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como aracionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho.
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais:
a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização; e
b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração. Os estudosrealizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pós-modernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas.
DELLAGNELO, E. L.; MACHADO-DA-SILVA, C. L.
Novas formas organizacionais: onde se encontram as evidências empíricas de ruptura com o modelo burocrático deorganizações?
In: Organizações e Sociedade, v. 7, n. 19,
p. 19, set./dez. 2000 (adap tado).
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para oalcance de maior efetividade.
II. De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista.
III. Na visão pós-modernista, as novas formas organizacionais podem representar a operacionalização de modos de racionalidade diferentes daquele descrito por Webercomo típico do modelo burocrático. É correto o que se afirma em:
A I, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I, II e III.

2) A globalização dos negócios ampliou oportunidades e desafios para as empresas. A expansão das operações para outros países levou muitas empresas a criar programas de expatriação de executivos, e o sucesso desses programas depende de diversosfatores. O executivo expatriado precisa não apenas dominar o idioma do país-destino, mas também adaptar-se a culturas e contextos específicos. A convivência e o desempenho em ambientes de trabalho com valores e padrões comportamentais diferentes é quase sempre um empreendimento complexo. Muitos executivos retornam frustrados para seus países de origem após experiências de gestão malsucedidas noexterior. Na perspectiva organizacional, essas experiências configuram retorno não realizado de investimentos em pessoas e capacidade gerencial.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A adaptação bem-sucedida de um executivo expatriado depende, em larga medida, da acomodação, elemento do processo de aprendizagem por meio do qual oindivíduo modifica as suas estruturas cognitivas.
PORQUE
II. A vivência intercultural leva o executivo expatriado a experimentar, ocasionalmente, sensações de desconforto gerado pela dissonância cognitiva que ocorre quando ele se depara com crenças ou conhecimentos que desafiam aquilo que sempre julgou certo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II sãoproposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
3) Em uma faixa afixada na parede do saguão principal de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materias
  • O que é Matéria
  • matéria
  • materia
  • Materia
  • Materias
  • materia
  • materia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!