MaterialROCKWELL

782 palavras 4 páginas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Laboratório de Matérias de Construção Mecânica

Pratica Material Rockwell

19/03/2015

Alunos: Gustavo Goulart Faria
Paulo Henrique da Silva Gabriel
Daniel Ferreira Vidigal
Curso: Engenharia Mecânica
4º Período
Objetivos:

Comparar experimentalmente as diferenças nas propriedades mecânicas dos materiais metálicos utilizados (ferro fundido, alumínio e latão) com composições e tratamentos térmicos diferentes, além de comprovar as vantagens e desvantagens em relação aos outros ensaios já estudados

Introdução:

Na Ciência dos Materiais, dureza é considerada a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos.
Uma das maneiras de se avaliar a dureza é verificar a capacidade de uma material penetrar o outro.
Em 1922, Rockwell desenvolveu um ensaio de dureza que utiliza um sistema de pré-carga. Este método apresenta algumas vantagens em relação aos outros ensaios, mas por outro lado, possui algumas limitações. O que indica que está longe de ser uma solução técnica ideal.
O ensaio Rockwell é hoje, o processo mais utilizado mundialmente, devido à rapidez e facilidade de execução, isenção de erros humanos, pequenas impressões e facilidade em detectar pequenas diferenças de naturezas.
A dureza Rockwell elimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão causada pela impressão, pois o valor da dureza do material é lido diretamente na máquina de ensaio, sendo portanto um ensaio mais rápido e menos sujeito a erros humanos. Além disso, utilizando-se penetradores pequenos, muitas vezes não danificando a peça a ser usada como corpo de prova.
Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplica uma pré-carga para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, e depois aplica-se a carga do ensaio propriamente dita.
A leitura do grau

Relacionados