Materialismo Histórico dialético

Páginas: 5 (1032 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Marxismo e o conhecimento histórico dialético
Contexto:
Karl Marx nasceu em 1818 e acompanhou de perto boa parte dos acontecimentos do século XIX. Foi no contexto de frustrações que se seguiram à revolução de 1830 na FR, dos anos de fome na Alemanha, da exploração introduzida pelo capitalismo e potencializada pela industrialização, que surgiu o materialismo histórico dialético.
A teoriasobre o conhecimento histórico:
Marx entendia O Capital como um guia para a ação e não como uma obra teórica na qual ele defendia que a história é, portanto, não um produto de forças extra-históricas mas uma realidade natural, logo não há para Marx nenhuma separação entre natureza e a sociedade – caracterizando o seu caráter materialista em relação à história – e a história pode ser explicadacientificamente como a natureza.
Marx recolheu do filósofo idealista Friedrich Hegel aqueles elementos que enfatizavam o desenvolvimento através do conflito entre forças opostas, contraditórias, ou seja, o método dialético. No entanto ao contrario de Hegel, Marx seguiu os conflitos históricos até suas raízes no modo de produção material e teorizou o que chamou de “ luta de classes”, isto é, a luta quese estabelece entre aqueles que possuem os meios de produção e querem conservá-los e reproduzi-los e aqueles que são despossuídos deles e que para subsistir contam com a sua força de trabalho como objeto de “venda”.
Assim considerando a concepção materialista da realidade, o ponto de partida correto para a produção do conhecimento científico é a sociedade real, histórica, concreta e não asidéias, o pensamento. No entanto, não se trata de descrever o que se vê e sim de construir um campo teórico, os conceitos que permitam desvelar as relações que efetivamente ocorrem na sociedade e que parecem encobertas ao simples observador. “ ..do mesmo modo que para interpretar o movimento aparente dos astros é indispensável conhecer o movimento real, ainda que imperceptível aos sentidos”
Esse pontode vista questiona a eficácia do procedimento empirista para descobrir as estruturas objetivas do mundo social e aponta no sentido de que deve-se procurar o mecanismo, a estrutura e as relações que os fazem aparecer deste modo. O materialismo histórico não reconhece senão leis específicas a modos de produção historicamente dados. Em resposta a contestação considerada errônea dos empiristas, baseadana observação direta, na evidência do dado, Marx pode então descrever a sua Revolução Teórica. Com efeito Marx percebeu que não tinha que interrogar o que via diretamente na realidade, mas fazer as aparências do objeto real e construir o objeto do conhecimento, o objeto teórico, capaz de explicar não só a aparência imediata, como também a estrutura interna da realidade.
Com isso Marx concluiuque, para a produção do conhecimento científico, é imprescindível a construção de um campo teórico constituído por um sistema de conceitos que expresse não apenas as relações explícitas, do fenômeno em estudo, como aquelas que escondem nas aparências, e através do qual se possa interrogar a realidade em busca de seu conhecimento.
Aplicação da teoria na visão de Karl Marx:
Para Marx, o fiocondutor que explica os demais aspectos da sociedade é a produção dos bens materiais e o conceito de modo de produção, as diferentes práticas sociais existentes em uma sociedade concreta, aquilo que Marx chamou de formação social. “...na produção social de sua vida, os homens contraem determinadas relações necessárias independentes de sua vontade....o conjunto destas relações de produção forma aestrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. Não é a consciência do homem a que determina seu ser; senão, pelo contrário, o ser social, o ser social é que determina sua consciência. Ao chegar a uma determinada fase de desenvolvimento , as forças produtivas materiais da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materialismo Histórico e Dialético
  • materialismo histórico e dialético
  • Materialismo histórico dialético
  • materialismo historico dialetico
  • MARXISMO, MATERIALISMO DIALÉTICO E MATERIALISMO HISTÓRICO
  • Resumo "materialismo historico dialetico"
  • Materialismo historico dialetico
  • Materialismo histórico dialético

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!