Materialdeapoio Microeconomia 2015 01 TBL

5251 palavras 22 páginas
MICROECONOMIA I

Módulo A – O que é Economia?
Macroeconomia e Microeconomia

O que é Economia?
 A Ciência Econômica tem como objetivo estudar a forma como os homens decidem empregar recursos produtivos escassos, que podem ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias, ao longo do tempo, distribuílas para consumo, agora e no futuro, por pessoas e grupos da sociedade. (Paul Samuelson, 1972)
 Em síntese: a Economia é o estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos. Na maioria das sociedades os recursos não são alocados por um único planejador central, mas pela ação combinada de milhões de famílias, empresas e governos.

A Economia como Ciência
 A Economia, como outros campos da ciência, é estudada em vários níveis, dividindo-se em dois ramos principais: a Microeconomia e a
Macroeconomia.
 A Microeconomia trata do comportamento das unidades econômicas individuais, como trabalhadores, famílias, investidores, proprietários de terras, empresas e quaisquer indivíduos ou entidades que desempenhem um papel no funcionamento de nossa economia. A Microeconomia explica como e porque essas unidades econômicas tomam decisões, e de que maneira interagem em mercados específicos.
 A Macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo.
Trata da produção total de bens e serviços, do crescimento do produto, das taxas de inflação e do desemprego, do balanço de pagamentos, das taxas de câmbio, do orçamento do governo e das taxas de juros. Em síntese, a
Macroeconomia lida com as principais variáveis econômicas e com os problemas do dia-a-dia.
Fonte: MANKIW (2002); DORNBUSCH & FISCHER (1991); PINDYCK & RUBINFELD (2002).

O que é um Mercado?
 O conjunto de vendedores e compradores que interagem entre si, resultando na possibilidade de trocas, constitui um
Mercado. Ex. unidades produtoras (empresas) e unidades consumidoras (famílias).
A extensão de um mercado é determinada tanto geograficamente quanto em termos de faixas
de

Relacionados