Material4014

2578 palavras 11 páginas
TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Prof. Hudson Souza hudsonss@gmail.com TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Os tipos de sistemas operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das aplicações por ele suportadas.
Muitos termos inicialmente introduzidos para definir conceitos e técnicas foram substituídos por outros, na tentativa de refletir uma nova maneira de interação ou processamento.
Inicialmente, os termos programa ou job eram os mais utilizados, depois surgiu o conceito de processo e sub-processo e, posteriormente, o conceito de thread.

TIPOS DE
SISTEMAS OPERACIONAIS

SISTEMAS
MONOPROGRAMÁVEIS

SISTEMAS
MULTIPROGRAMÁVEIS

SISTEMAS
COM MULTIPLOS
PROCESSADORES

SISTEMAS MONOPROGRAMÁVEIS / MONOTAREFA

Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente.
Os sistemas monoprogramáveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.

Os sistemas monoprogramáveis estão tipicamente relacionados ao surgimento dos primeiros computadores na década de 1960.
Posteriormente, com a introdução dos computadores pessoais e estações de trabalho na década de 1970, este tipo de sistema voltou a ser utilizado para atender máquinas que, na época, eram utilizadas por apenas um usuário.
Os sistemas monotarefa, como também são chamados, se caracterizam por permitir que todos os recursos do sistema fiquem exclusivamente dedicados a uma única tarefa.

Neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento.
A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente, e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre

Relacionados