material

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Analítica Quantitativa
MINISTRANTE: Prof. MSc. Vicente de Sousa Marques








PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DE HCl ~ 0,1N COM SOLUÇÃO PADRÃO DE BÓRAX





Alunos:Aylan de Alencar Ferreira
Erismar Alencar Viana
Pytterfran coelho Alencar de Aquino
Silvio Fernandes de Araújo








OURICURI-PE,
Março de2014
Resumo
Este relatório tem o intuito de descrever como é feito o preparo de uma padronização de solução de HCl 0,1 N a partir de uma solução padrão de bórax.


























INTRODUÇÃO

A análise volumétrica, ou titulometria, consiste, basicamente, em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário parareagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar. (SKOOG)
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação. A solução padrão a ser usada numa análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois caso contrário, adeterminação resultará em erros. A preparação dessas soluções requer direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida, os reagentes com essas características são denominados padrões primário. (VOGEL,1992)
Na titulação o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substância que se titula é o titulado. Quando a quantidade de substância cujaconcentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência (ou ponto final teórico). O termino da titulação é percebida por alguma modificação física provocada pela própria solução padrão, ou nos casos mais usuais pela adição de uma substância auxiliar que não participa da reação, conhecido como indicador. O indicadore as condições experimentais devem ser escolhidos de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto for possível. (VOGEL,1992)
Depois da reação entre a substância e a solução padrão estar praticamente completa, o indicador deve provocar uma modificação visual nítida (ou alteração de cor ou turvação) do líquido que esta sendo titulado. No pontoem que isto ocorre é o ponto final da titulação. Numa titulação ideal o ponto visível coincidirá com o ponto final estequiométrico ou teórico. Na prática, no entanto, há quase sempre uma diferença muito pequena é o que constitui o erro da titulação. (VOGEL,1992)
O ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente. A diferença entre eles é chamada de erro da titulação, o qualpode ser determinado experimentalmente. Ao padronizar uma solução, você estará determinando sua concentração real (ou pelo menos um valor muito próximo do real). O quociente entre a concentração real, obtida na titulação com o padrão, e a concentração teórica é chamado de fator de correção. O fator de correção é uma ferramenta muito útil no dia a dia no laboratório, pois ele permite corrigir errosnas concentrações das soluções, permitindo assim amenizar os erros nos preparos das soluções. (VOGEL,1992)

Objetivos

Geral:
Preparar e padronizar uma solução de 0,1 N de HCl com utilização de uma solução padrão de bórax.

Específico:
Preparar uma solução de 0,1 N de HCl;
Fazer a solução de bórax;
Padronizar a solução de bórax;
Uniformizar a solução de 0,1 N de HCl com a solução padrãode bórax.



PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

Bureta volumétrica de 50 ml;
Erlenmeyer;
Balança Analítica;
Béquer de 50 ml;
Pisseta;
Funil de vidro;
Balão volumétrico de 500 ml
Balão volumétrico de 250 ml;
Pipeta volumétrica de 25 ml;
Pipeta graduada;
Suporte universal;
Bastão de vidro;
Pera;
Água de torneira;
Solução de HCl;
Indicador vermelho de metila;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais
  • Materiais
  • Material
  • Materiais
  • materiais
  • materiais
  • MATERIAIS
  • Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!