material reciclaveis

Páginas: 6 (1260 palavras) Publicado: 12 de junho de 2014









PESQUISA DE MATERIAIS DE RECICLAVEIS / SUSTENTÁVEIS.



TÉCNICO DE DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL















NOMES:

TURNA: A




SANTO ANDRÉ-SP
2014



1. Pneu reciclado para a construção civil

]
O setor da construção civil é famoso por demandar aexploração de muitos recursos naturais e por desperdiçar materiais nos canteiros das obras. Por isso, a consciência ambiental está cada vez mais tomando conta desta área e a ordem é reciclar. E os pneus sem condições de rodagem, que normalmente são depositados nos lixões, agora também entram na lista de insumos reciclados para serem usados em diversos métodos construtivos.
Parede de pneu, pneuusado na fabricação de telha, pneu usado como agregado em asfalto e pneu usado em galerias de águas pluviais são algumas das utilizações deste material que ajuda a diminuir a quantidade absurda (mais de 40 milhões) de pneus que anualmente são descartados no meio ambiente.
A parede construída com pneu usado é simples de ser executada. Se a terra for estável, não precisa fazer fundação de concreto,basta colocar diretamente no solo a primeira fila de pneu e enchê-los de terra. Os pneus das filas de cima serão cheios até se deformarem e se encaixarem uns nos outros. Para finalizar, as lacunas entre os pneus poderão ser preenchidos com latas de alumínio e barro. Se quiser uma parede lisinha, uma camada final de gesso dá um bom acabamento.
No asfalto, a borracha de pneu usado misturada aohidrocarboneto confere maior resistência ao pavimento. Para composição do asfalto-borracha, é necessário que o pneu

seja triturado bem fino, transformando-se em pó de borracha. Este é, então, misturado ao asfalto e, depois, são acrescentadas britas. Está pronto o asfalto ecológico, como o material ficou conhecido.
Como galeria pluvial, utiliza-se a parte frisada dos pneus através da retirada daparte externa, formando “argolas” que são encaixadas umas nas outras com a própria concavidade do friso. A própria terra em volta também comprime as cintas. Conforme testes, o material tem resistência para suportar o peso da terra e da pavimentação, por cima. É feita uma amarração com grampos. O chamado “ecoduto” é tão resistente quanto às manilhas de concreto que são usadas normalmente em galerias deágua pluvial.
A telha de borracha, oriunda de pneus inservíveis, substitui as telhas de cerâmica, de fibrocimento, metálicas, etc. Cada pneu dá para fazer 3 telhas, cortando-se com o arco-de-serra a banda de rodagem e as laterais. A estrutura de madeira do telhado é igual ao usado em telhas cerâmicas, entretanto as telhas de pneu são fixadas com pregos.
Todas as substituições citadas são maisbaratas do que as convencionais, além de contribuir para reduzir a poluição ambiental. Fica uma dica: procure saber o que será feito com os pneus usados do seu carro, quando você for substituí-los por pneus novos. Dê preferência aos estabelecimentos que atuam com algum programa de reciclagem, mesmo que este não seja voltado para a construção civil.
2. Plástico reciclado vira tijolo


Ecomatsão blocos de construção de porte industrial, 100% reciclados. Esses tijolos coloridos para entrelaçar são leves, resistentes e podem ser usados para construir praticamente qualquer estrutura que você pensar.

















Cada tijolo tem 33 centímetros de comprimento por 25 de altura. Para montar uma casa, basta ir encaixando um no outro. Como são leves e dispensam materiaiscomo vigas de metal e cimento, os tijolos exigem menos transporte e processos industriais - o que alivia a emissão de poluentes no ambiente. Os fabricantes garantem que os tijolos oferecem isolamento térmico e acústico. E até proteção contra terremotos.























3. Produção de telhas a partir da reciclagem de pet.

Após o processo de reciclagem dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais reciclaveis
  • Materiais Reciclaveis
  • Decomposições de materiais recicláveis (informal)
  • filtro de linha com materiais recicláveis
  • Catadores de material reciclavel
  • Coleta de materiais reciclaveis
  • Quimica Fundamental Materiais Reciclaveis
  • Cooperativa dos trabalhadores de materiais recicláveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!