Material pedagógico e EAD - A doutrinação high-tech

2821 palavras 12 páginas
Universidade Federal de Ouro Preto
Curso de Especialização para Orientadores Acadêmicos
Sistema de Comunicação e Material Pedagógico em EAD
Profs. Maria do Carmo Vila e Marcelo Luiz Silva

Norma Nascimento

Material Pedagógico em EAD – a doutrinação high-tech

Costuma-se chamar pejorativamente de "ladainha" à repetição amiudada de expressões ou argumentos, sendo o modo mais fácil de desqualificar um discurso recorrente dado o desprestígio da religião no campo da racionalidade. Ladainhas e mantras, no entanto, têm o objetivo de suspender temporariamente a atividade discursiva da mente, para que esta possa tornar-se receptiva à força inerente ao signo – ou Verbo - que revela o Real.
Caso esta introdução pareça inadequada a uma produção acadêmica, sugerimos a leitura do discurso de Michael Camdessus, ex-diretor–gerente do FMI, intitulado "O Mercado e o Reino", paralelo entre o pensamento econômico e o pensamento religioso (México, 1998).
O campo mais propício à produção de ladainhas é a Educação ("Educação É Tudo"), ficando atrás apenas dos mantras da Economia ("Os Recursos São Finitos"). Por isso, ambas são poderosas, tendo a primeira se responsabilizado pela Modernidade e a segunda, começado a se responsabilizar pela pós-modernidade.
Neste período de transição, a Economia oculta-se na Educação através da ferramenta-sedução de nosso tempo, as tecnologias de informação e comunicação, produzindo expressões mântricas, uma das quais nos propomos a discutir no âmbito específico da Educação a distância: "Aprender a Aprender". Tendo esta expressão por fundamento poderemos analisar os objetivos e funções do material pedagógico na Educação a Distância (EAD).

"Aprender a Aprender"

A concepção pedagógica sintetizada na expressão "aprender a aprender" não é uma novidade no cenário educacional, tendo surgido nas primeiras décadas do século XX com o movimento Escola Nova, do qual John Dewey foi um dos expoentes e Anísio Teixeira seu principal

Relacionados