Material impresso - mídias na educação

Páginas: 8 (1873 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
PESQUISA E APRESENTAÇÃO CRÍTICA DE EXEMPLOS DE PROJETOS

Estudo sobre Educação Matemática e Mídias Tecnológicas, na busca de respostas ao problema: o estudo da Matemática no âmbito escolar é, na maioria das vezes, marcado por dificuldades e rejeições, e, nas relações sociais são comuns situações em que as pessoas ficam na dependência de outrem ou sem orientação para tomar determinadasdecisões que dependem do conhecimento matemático da porcentagem. As mídias tecnológicas podem contribuir para tornar significativa a ação pedagógica na Educação Matemática? Desenvolvido no período de 2008 e 2009, durante a participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Estado de Minas Gerais, com aplicação na 6ª série de uma escola da Rede Estadual da cidade de São Pedro doSuaçuí. Para análise, buscou-se contribuição de autores contemporâneos do Materialismo Histórico Dialético e do Movimento da Educação Matemática. Entre os resultados do estudo obtidos com os alunos e demais professores da rede, destacaram-se a importância na democratização das mídias existentes e seu conhecimento, bem como, a produção de recursos midiáticos a fim de efetivar o ato educativo daporcentagem na forma crítica. Nesse contexto, considera-se o professor como mediador do processo e os alunos devem estar/ser ativos na construção do conhecimento.

Percebe-se, no espaço educacional, que as transformações ocorrem num processo lento, devido a muitos fatores que não serão aprofundados, neste documento, um deles se refere à diversidade presente nas escolas. Esta, se origina desde acondição heterogênea dos alunos, a questão econômica, cultural, religiosa, aos diferentes recursos disponíveis, até os mais variados níveis do arcabouço de conhecimento presente nos profissionais da educação. Os resultados mostram que a incorporação da tecnologia e das mídias existentes é importante para a matemática ser vista como ciência e, se faz necessário, pensar o que e como a escola precisatrabalhar para garantir a apropriação do conhecimento. Na sociedade atual, a tecnologia é o “chão” de muitos alunos e, de outros tantos, ainda uma curiosidade por estarem excluídos desta. Essa contradição permite explorar e coletar as mídias tecnológicas existentes, bem como, produzir material midiático (novas mídias), partindo do conhecimento construído na fase de estudo para posteriormentedisponibilizar num Wiki3 (ambiente virtual) à professores e demais estudantes. Ação que se faz relevante, pois os estudantes mostram-se envolvidos.

A Educação Matemática, adotou-se um processo de estudo que foi desde o levantamento da problemática, da fundamentação teórica, de debates com professores da rede, da efetiva ação junto aos alunos participantes, da avaliação até as retomadas deações diante dos resultados.

Isso permitiu observar como se comportam os alunos e se efetiva a aprendizagem da porcentagem com o uso de mídias. A porcentagem é um dos conteúdos matemáticos mais aplicáveis na sociedade e ainda, para muitos, o conteúdo apresenta-se, de forma complicada, e não está introduzido como um dos caminhos para a democracia, no sentido de liberdade de escolhasadequadas nas ações que dependem desse conhecimento.

Nesse sentido, em 2008, iniciou-se estudo teórico, para análise do uso das mídias tecnológicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática, a partir de contribuições de autores contemporâneos fundamentados no Materialismo Históricodialético e de pesquisadores imersos no Movimento da Educação Matemática.

A base teórica foiessencial para aprofundar os conhecimentos, respaldadas àluz dos conhecimentos científicos, a fim de evitar o empirismo na implementação.



Considerações Finais

O estudo realizado durante a participação no PDE, através de aprofundamento teórico com base em contribuições de autores contemporâneos do Materialismo Histórico Dialético e do Movimento da Educação Matemática, das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • v02 Material impresso IDPP
  • A IMPORTANCIA DA COR NUM MATERIAL IMPRESSO
  • Midias Educação
  • Mídias na educação
  • As Mídias na Educação
  • Midias na educação
  • Mídia na educação
  • Mídias na Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!