MATERIAL DA PROVA DE METODOLOGIA

Páginas: 114 (28401 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA 

 
O mundo empresarial de hoje passa por um cenário de transformações muito rápidas com ambientes instáveis, fazendo com que cada vez menos o presente se torne um parâmetro para o amanhã. Modelos de sucesso em poucos anos tornam-se ultrapassados. Empresas líderes perdem posição em tempos cada vez mais curtos. 
  
Os paradigmas fornecem modelos e padrões para explicar ecompreender uma realidade por um determinado tempo. Muitas vezes, estes acabam sofrendo mudanças em consequências deste mundo turbulento. O surgimento de um novo paradigma ocorre quando se observa que um fato não corresponde mais às expectativas pré-determinadas e isto acaba gerando uma crise que traz como aspectos positivos uma nova concepção de pensamento, renovando, assim, todo um conceito. 

 
Noentanto, para alguns cientistas, é muito difícil abandonar sua ideia ou parte dela que se pensava ser verdadeira e definitiva para se pesquisar mais profundamente sobre uma lacuna detectada no seu discurso cientifico. Por outro lado, deve-se levar em consideração que quanto maior for a resistência à investigação, quando esta for aceita, ela terá muito mais prestígio no seu reconhecimento. 

 Percebe-se que a cada momento da vida existe uma corrente sobre a produção do conhecimento científico que melhor se adapta às circunstâncias do tempo. A evolução de teorias e modelos científicos se dá quando as representações não agradam mais por não responderem a perguntas, sendo substituídas por outras que melhor satisfaçam. 

 
O paradigma predominante ao final da Idade Média era o escolásticoaristotélico-tomista em que a fé e a razão se subordinavam aos dogmas cristãos, sendo mais tarde substituído pelo racionalismo científico, que buscava trazer o verdadeiro conhecimento para superar as incertezas do período anterior, obtendo um enorme sucesso na época com suas concepções determinísticas e mecanicistas até o século XVIII com o Iluminismo. 

 
 
 
Nessa fase, encontram-se Galileu Galileique restringiu a ciência à somente aquilo que podia ser medido e quantificado; Francis Bacon foi quem propôs o método indutivo; René Descartes enfatizava o uso do raciocínio matemático para se encontrar novas verdades; e, Isaac Newton foi o fundador da Mecânica Clássica. 

 
Os trabalhos destes pensadores marcaram uma fase da ciência baseada na razão, na quantificação, na previsibilidade, naregularidade, no rigor metodológico, no controle e no determinismo mecanicista. 

 
 
 

 

 
Já no século XIX, o Positivismo de Augusto Comte, que teve um número muito maior de adeptos na América Latina do que na França, buscava unidade entre as ciências sociais e naturais e recusava qualquer explicação não racional da realidade, exigindo sempre uma comprovação empírica. Foi nessa época que oreducionismo alcançou o seu auge. 

 

 
  
 
  
No século XX, as pessoas depositavam uma grande confiança na produção do conhecimento. Com os acidentes de Hiroshima e Tchernobil, a ciência entra em crise, mostrando-se desprovida de alma por apresentar uma proposta enganosa, pregando o progresso que acabou levando à destruição do meio-ambiente e mortes de várias pessoas. 

 
Karl Popper: verdadesprovisórias 

 
Mais tarde, Karl Popper(1993) traz um discurso muito diferente de tudo o que até então existia e é considerado o maior filósofo do século XX, pois para Popper (1993) existem verdades provisórias na ciência, podendo ser abandonadas e substituídas posteriormente por uma nova ideia. 

 
É de Xenófanes uma das citações mais apreciadas de Popper, 

 
Os deuses não revelaram, no início, todas ascoisas para nós; com o correr do tempo, entretanto, pela pesquisa, podemos saber mais acerca das coisas. Contudo, a verdade certa, nenhum homem a conheceu, nem chegará a conhecer, nem os deuses, nem mesmo acerca das coisas que menciono. Pois ainda que, por acaso, viesse a dizer a verdade final, ele próprio não o saberia: Pois tudo não passa da teia urdida de pressupostos (1993 apud MAGEE,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Material Prova
  • Material Prova
  • Metodologia prova
  • Material de prova
  • prova metodologia
  • material da prova
  • Prova de Metodologia
  • Prova de Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!