materiaiseletricos

5821 palavras 24 páginas
1) Caracterize a propriedades e comportamento elétricos dos materiais condutores elétricos.

Condutores, no contexto da física e da engenharia elétrica, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre, com isso possuem uma baixa resistência elétrica e por consequência um alta condutividade elétrica. Estrutura cristalina, brilho típico e oxidação, opacidade, maleável,

2) Como se dá e como prevenir a corrosão em materiais elétricos.

A corrosão quase sempre ocorre quando um material elétrico está em contato com moléculas de agua, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio. Existem vários métodos para prevenir, como a utilização de inibidores, mas a forma mais utilizada é a modificação do metal ou a interposição de barreiras. (Revestimentos orgânicos ou inorgânicos)

3) Compare e identifique usos para o cobre e o alumínio em sistemas elétricos.

O alumínio é utilizado quando o sistema onde o circuito elétrico é implantado possui uma forte presença de moléculas de água juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio, pois possuem maiores resistências a corrosão. Em outros sistemas é valido usar o cobre, pois o preço é consideravelmente mais baixo.

4) Quais os processos gerais de obtenção de materiais condutores elétricos.

Fusão, Pressão, Eletrólise, aglutinação e metalurgia associada.

5) Como propriedades físicas, mecânicas, químicas e estruturais participam na caracterização de um material elétrico em seus usos e aplicações.

As propriedades físicas está diretamente relacionadas conforme a capacidade de condução de um material elétrico, as propriedades mecânicas referem-se a rigidez e a flexibilidade que o material possui, as químicas é conforme a resistenciâ ao meio ambiente em que esta submetido (Onde possui moléculas de água, gás de oxigênio ou íons de hidrogênio), e quanto a sua estrutura, refere-se ao formato do metal.

MÓDULO 2
1) Caracterize a propriedades e comportamento das

Relacionados

  • Logistica
    3585 palavras | 15 páginas
  • Cabeamentos
    16617 palavras | 67 páginas