MATERIAIS

Páginas: 14 (3286 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2014
2. VIDROS

O vidro é uma substancia sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea. Em geral é composto por matérias primas de três a seis famílias, dependendo do autor. Entre as famílias temos:
Vitrificantes: se apresentam no estado sólido e amorfo e são perfeitamente homogêneos no estado vítreo.
Bases: terrosas ou metálicas (principal elemento é acal).
Óxidos indiferentes (elementos intermediários): atuam no processo de fusão e na natureza do vidro. São considerados intermediários por não serem nem ácidos nem básicos.
Fundentes: combinam bases alcalinas com vitrificantes silícios e bóricos.
Elementos acessórios: são elementos que dão cor ou que auxiliam na fusão.
Elementos parasitários: influenciam apenas na fusibilidade...
O principalvidro é o de sílica-sódio-cálcio, em proporções que podem variar entre: SiO2 (78,4 a 69 %), NaO (19,6 a 11 %), CaO (17 a 6,1%).
Porém, ainda poderá ser incluído: SiO2(55 a 99,5%), Al2O3 (0,4 a 20 %), CaO (0 a 17%), MgO (0 a 12%), Na2O (1 a 20%), B2O3 (0 a 15%), PbO (0 a 87%).

2.1 Vidros Comuns
O vidro comum é um material cerâmico transparente, obtido a partir do resfriamento de uma massalíquida a base de sílica. Muitas vezes ele é chamado de vidro float, porém os dois são fabricados de modo diferente e isso faz com que a qualidade óptica dos dois seja muito diferente. O Vidro Float apresenta um índice de deformação e ondulação de sua superfície muito inferior do que o Vidro Comum.

Vantagens
É um material considerado sustentável, pois é bastante reciclado;
Possui transparência ecom isso é possível a entrada de luz natural e integração visual;
Não sofre tão fácil ataques químicos, o que permite uma alta durabilidade;
É um material de fácil limpeza;
É isolante térmico.

Desvantagens
É frágil, pode ser quebrado facilmente;
Possui peso relativamente alto.

Obtenção
Vidro Comum: O material de sua composição (areia, calcário, barrilha, alumina, corantes edescorantes) é reunido em panelões, os quais são colocados em um forno que atinge cerca de 1300ºC, onde os materiais se fundem. Então são retirados os materiais que não se misturaram e a massa resfria até 800ºC, podendo ser talhada

Figura 2.1 Passagens da fabricação do vidro.

Vidro Float: O vidro fundido é despejado sobre uma camada de estanho também derretido. O vidro flutua e se espalha sobreo estanho, pois eles são imiscíveis e ele buscando seu nível natural, formando uma lâmina lisa e contínua. Essa massa de vidro ao se espalhar controlada e vagarosamente ao longo do percurso de vários metros vai esfriando naturalmente. Este é o vidro mais usado no Brasil e ele é normalmente utilizado para a criação dos outros tipos de vidros.


Aplicações
Há diversas aplicações para o vidrocomum. Na construção civil ele é usado principalmente em janelas simples com caixilharia, além de ser usado em tampos de mesas, aparadores e bases.

2.2 Vidros temperado

Os temperados fazem parte do que chamamos na construção civil de "vidros de segurança", por conta da sua elevada resistência. O nome vem do processo de fabricação do vidro, que passa por uma "têmpera".
A têmpera é umprocesso pelo qual o vidro é aquecido a altas temperaturas e depois resfriado muito rapidamente. Esse processo eleva muito a resistência do material se comparado ao vidro comum.
O vidro temperado estilhaça, ou seja, se quebrar, estoura em inúmeros pedaços pequenos e não-cortantes, o que é uma de suas mais conhecidas vantagens.

Figura 2.2 Vidros temperado estilhaçado.Vantagens:
Uma das principais vantagens desse tipo de vidro é sua característica autoportante, ou seja, pode ser aplicado sem a utilização de caixilhos, necessitando apenas de ferragens. Além disso, a ausência de esquadrias proporciona excelente efeito estético.
O vidro temperado possui resistência a flexão seis vezes superior à do vidro comum e resiste a choques térmicos de até 200°C, enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais
  • Materiais
  • Material
  • Materiais
  • materiais
  • materiais
  • Materiais
  • materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!