Materiais

Páginas: 9 (2105 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA


CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/PRODUÇÃO
Disciplina: Materiais Elétricos e Processos
Prof. Dener Pioli
_______



TRABALHO DISCENTE EFETIVO - TDE I
MATERIAIS ISOLANTES




​Ademir Ribeiro Pereira R.A: 01576/13-5
​Daniel Aparecido Aires Gentilim R.A.: 10026/13-7
​Elaine Cristine Bigname R.A.: 02196/13-7​
​Nelson Nascimento Junior R.A:05333/98-3
​Paulo Roberto Moraes R.A.: 00731/13-1

​Semestre: 2º
​Sala: F206


São Paulo/SP
Agosto, 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO​3
1.​CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS​4
2.​EXEMPLOS E APLICAÇÕES​5
2.1.​Isolantes Gasosos​6
2.2.​Isolantes Líquidos​6
2.3.​Isolantes Pastosos​7
2.4.​Isolantes Sólidos​8
2.5.​Alguns isolantes utilizados na construção civil e suas especificações técnicas:​82.5.1.​Fita Isolante:​8
2.5.2.​Fita Elétrica de Alta Tensão:​9
2.5.3.​Emenda contrátil a frio​9
2.5.4.​Eletroduto em PVC​9
CONCLUSÃO​10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS​11

11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende apresentar noções introdutórias pertinentes a materiais isolantes. Por meio de pesquisas bibliográficas serão expostos e discutidos conceitos, classificações e característicasdesses materiais. Para melhor fixar o conteúdo teórico, serão apresentados exemplos práticos da utilização dos isolantes.
Ao término dessa exposição espera-se que o leitor tenha adquirido, com clareza, as noções transmitidas, sendo capaz de confrontar um material condutor e um isolante e identificar as características que diferem essas duas espécies.



1. CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

Asétima definição do verbo isolar, constante no dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, é: “pôr (um corpo) em condições de não transmitir eletricidade, calor ou vibrações sonoras; aplicar isolante a”.
Esse mesmo dicionário define isolante como: “que ou o que não conduz ou conduz muito pouco a corrente elétrica (diz-se de substância como, p.ex., o vidro ou a borracha)”.
Para melhorapreender esses conceitos, faz-se necessário retomar a definição dos materiais condutores.
Os condutores – metais, por exemplo – são materiais nos quais cargas elétricas fluem prontamente, quando submetidos a uma diferença de potencial. Isso se dá, pois esses materiais possuem elétrons, na camada de valência, livres para se movimentar.
Portanto, confrontando as definições do dicionário Houaiss como conceito de condutores, pode-se inferir que os materiais isolantes tem a propriedade de não conduzir corrente elétrica, pois seus átomos estão firmemente presos aos átomos e não estão livres para se moverem sob um campo elétrico.
Neste momento cabe ressaltar que, em condições normais, a matéria comum é eletricamente neutra (número de cargas positivas – prótons – é igual ao de cargas negativas– elétrons). No entanto, um campo elétrico aplicado a essa matéria pode remover um ou mais elétrons do átomo do material, por meio de um processo conhecido como ionização.
Assim pode-se dizer que os isolantes são, na verdade, “maus condutores”. O que irá definir se um material é melhor ou pior condutor e, por consequência, melhor ou pior isolante, são suas características. Um material notadamenteisolante pode passar a conduzir corrente se exposto a um campo elétrico suficientemente grande, capaz de ionizar seus átomos, transformando-os em íons e liberando elétrons que possibilitarão a passagem de corrente.
Essa situação, em que um isolante passa a se comportar como condutor, é conhecida como ruptura. A tensão que ocasiona a ruptura em um determinado isolante é conhecida como tensão deruptura ou ainda rigidez dielétrica e varia de material para material, como podemos observar na tabela abaixo:
MATERIAL
RIGIDEZ DIELÉTRICA (Kv/mm)
AR
3
POLIESTIRENO
24
ÓLEO ISOLANTE
16
VIDRO (PIREX)
14
PORCELANA
4

Por analogia, podemos comparar a camada isolante de um cabo com a parede de um tubo de água. No caso do tubo, a parede impede que a água saia de seu interior e molhe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais
  • Materiais
  • Material
  • materiais
  • materiais
  • MATERIAIS
  • Materiais
  • materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!