Materiais e reciclagem

Páginas: 37 (9229 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
Materiais e reciclagem
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
- Metais
- Cerâmicas: tem a propriedade de com a adição de calor e/ou adição de aditivos serem moldados e transformados. Ex: cimentro, vidro e tijolo
Obs: O cimento é um dos ingredientes do concreto e consiste numa mistura de silicato de cálcio em pó e compostos de alumínio. O concreto é uma mistura de areia, pedra e água que endurece com aadição do cimento.
-Polímeros
-Compostos: um produto onde dois ou mais elementos são combinados em uma estrutura para obter vantagens e melhorias que nenhum dos componentes poderia fornecer isoladamente. ex: concreto armado
-Semicondutores : ex: silício, gerânio
ARRANJO ATOMICO E CRISTOLOGRAFIA
Todos os átomos presentes em quaisquer matéria tendem a se agrupar da forma mais empacotadapossível, pois é a configuração de menor energia.
- cristal: é quando o agrupamento se repete por longas distancias e ocorre nas 3 dimensões.
Máximo de compactação é de 74%
Vidros e outros materiais amorfos( como alguns polímeros) se empacotam, mas não é observado nenhuma ordem de longo alcance, portanto não forma cristais.
* normalmente materiais cristalinos são opacos, pois os cristais desviam aluz. De forma contraria, os materiais amorfos são geralmente transparentes.
DEFEITOS
- Que variam a composição:
Soluções solidas: diferentes elementos podem fazer parte da fase solida, normalmente após adição intencional para melhorar as propriedades. O que tem em menor quantidade é o soluto e de maior quantidade é o solvente.
* Substitucionais
* soluções solidas substitucional em metais:ligas metálicas
Formada quando os átomos do solvente e do solutos tem dimensões e estruturas eletrônicas semelhantes e os do soluto substituem alguns dos solventes.
Principais ligas metálicas formadas por solução solida de substituição:
-nomel (cu e ni)
-bronze (cu e sn)
-latão (cu e zn)
* soluções solidas subtistucionais em compostos iônicos: cerâmicas
Além do tamanho ser semelhanteoutro requisito é a carga do ion que substitui deve ser igual ao substituído, pois se não existiria diferença de cargas causando deficiência elétrica.
* Intersticiais

Formada quando o átomo do soluto é muito menor que o átomo do solvente. Dessa forma os átomos pequenos se alojam nos espaços intersticiais, existentes entro os átomos grandes adjacentes.
AÇO: liga de ferro com carbono e outroselementos com até 2,11% em peso de carbono. O carbono “sobra” do processo de fabricação em teor geralmente alto. Esse teor é reduzido mas não eliminado, pois C melhora propriedades mecânicas do material, ou seja mais dureza.
Solubilidade intersticial entre o,oo8% e 0,02% pois mais que isso gera muitas deformações localizadas na estrutura (tensões internas)
Aço é uma liga metálica formadaessencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.[1] O carbono e outros elementos químicos agem como agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em umaestrutura cristalina para passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.

Estudo por fora!
Defeitos
O latão é um exemplo de cobre que contem zinco, com menorcusto, mais duro e mais forte, porém com condutividade elétrica menor. A prata Sterling é outro exemplo contendo 7% de cobre e 93% de prata, que é mais barata, mais resistente, mais dura, mais durável e de mesma aparência que a prata pura.
Ligas: são combinações de dois ou mais metais no mesmo material. Essas combinações podem ser constituídas por misturas de vários tipos de estruturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reciclagem de materiais
  • Reciclagem dos materiais
  • Reciclagem de materiais:
  • reciclagem de materiais
  • Reciclagem dos materiais na Concstruçãoo Civil
  • Reciclagem de pets, material para residuos
  • Reciclagem De Materiais Eletr Nicos
  • reciclagem de materiais na construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!