materiais questoes_concreto

2204 palavras 9 páginas
1) Durante a fase de produção de um concreto observou-se que a curva de granulometria do agregado total estava se afastando para a direita da curva ideal, ou seja, estava se afastando na direção da curva de granulometria da brita. Que medida tomar com relação a participação da área na mistura para restabelecer a granulometria ideal do agregado total? Por quê?
Se a curva de granulometria do agregado se afasta para a direita, implica que o módulo de finura aumentou, logo para compensar a variação granulométrica a relação areia/brita deve aumentar, diminuindo o seu módulo de finura e deslocando a curva granulométrica para a esquerda.
2) Os agregados têm papel preponderante na resistência à compressão dos concretos de Cimento Portland. Essa afirmativa é correta ou falsa? Explique por quê.
Falsa, pois a pasta que possui papel preponderante na resistência à compressão dos concretos em consequência da relação água/cimento.
3) Dois agregados miúdos de origem fluvial, grãos arredondados e teor de material pulverulento equivalentes apresentam as granulometrias mostradas abaixo. Qual o módulo de finura e diâmetro máximo dos agregados? Qual das duas areias, sob o ponto de vista de granulometria é a mais fina? Qual das duas areias levaria ao emprego de argamassa, partindo do princípio que se estaria utilizando o mesmo cimento e agregado graúdo no concreto? Explique por quê.
Aquela com o menor módulo de finura. A argamassa deveria ser aplicada na areia com maior módulo de finura, pois falta fração fina nele, e a argamassa compensa essa falta e possibilita coesão a mistura.
4) Explique porque a relação a/c empregada na pasta é o principal parâmetro que determina a resistência à compressão dos concretos de cimento Portland, apesar desse material ser constituído de uma matriz cimenticia endurecida que envolve agregados miúdos e graúdos. Podem os agregados ter influência significativa nessa propriedade? Quando?
A relação a/c é inversamente proporcional a resistência do

Relacionados