MATERIAIS PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL

Páginas: 15 (3671 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMEMTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
SELEÇÃO DE MATERIAIS











MATERIAIS PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL



















1. INTRODUÇÃO

O sistema de combustível automotivo é definido como um conjunto de componentes que servem para armazenar o combustível que será fornecido para o motor na suaproporção correta, não permitir vazamentos em qualquer condição de operação, permitir o fácil reabastecimento pelo usuário e indicar a quantidade de combustível existente no reservatório do tanque de combustível. E ao mesmo tempo o sistema deve atender os requisitos físicos e mecânicos que assegurem a máxima segurança do usuário. Tradicionalmente, os tanques de combustível usados em automóveis eramfeitos somente de chapas de aço.
O principal fator que justificou a utilização de materiais plásticos na fabricação de tanques de combustíveis foi a redução de peso. O primeiro tanque de plástico produzido em escala industrial através do processo de sopro moldado, em 1976 pela Volkswagen, apresentou uma redução de peso da ordem de 30 a 40% em relação ao tanque metálico. O plástico também confereao tanque de combustível uma maior resistência ao desgaste químico (resistência à corrosão).
Desde então, a substituição da utilização de tanques de combustível metálicos pelos plásticos ocorreu gradativamente nas montadoras, tendo seu auge nos anos 90 com a implementação de soluções mais eficientes na conformação de plásticos para a aplicação em tanques de combustível. No entanto, devido aoaumento da complexidade dos projetos de automóveis e as leis de emissões de hidrocarbonetos no ambiente, os projetistas se viram forçados a criar inovações nos projetos de tanques de combustível em material plástico.
Embora a utilização de tanques plásticos tenha obtido um grande salto nas últimas décadas, a partir de 2004 apresentou ligeiras quedas de participação de mercado devido às novasexigências com relação às legislações de emissão de gases evaporativos provenientes da gasolina.
A introdução do programa ”Low Emission Vehicle” (LEV), pelo governo norte americano, bem como a crescente preocupação com o meio ambiente, evidenciada pelo aumento da reciclagem de materiais em todo o mundo, tornou mais restrito a utilização de tanques plásticos nos automóveis, levando as indústriasautomobilísticas buscarem solução de materiais completamente recicláveis, como as chapas de aço. Mesmo assim, pode-se considerar que as indústrias de tanques metálicos falharam em providenciar às montadoras alternativas que atingissem os critérios de relação custo por eficiência exigido por não terem acompanhado a evolução nos projetos dos automóveis.
As inovações nos tanques de combustíveis metálicosocorreram na área de aplicação de diferentes materiais e revestimentos em resposta a uma demanda por aços mais duráveis nos sistema de combustível.
Assim, cada projeto de tanque de combustível tem sua particularidade, seja no desempenho frente às normas legislativas, seja na forma para atender sua montagem no veículo, seja no processo de manufatura, no custo da matéria prima e do processo, nopeso, ou mesmo no descarte do tanque após a vida do veículo (a reciclagem). O presente trabalho se propõe a elencar as vantagens e desvantagens da aplicação de materiais plásticos e metálicos em tanques de combustíveis e discutir as particularidades de cada projeto quanto a aplicação de um ou outro material na fabricação do tanque.


2. MATERIAIS APLICADOS NA CONSTRUÇÃO DE TANQUES DE COMBUSTÍVELAUTOMOTIVOS:

A escolha do material do tanque de combustível em um novo projeto é um ponto fundamental na decisão do engenheiro de desenvolvimento. A definição correta dos parâmetros no início de um projeto de tanque de combustível automotivo é importante para:

Otimizar o processo de elaboração do tanque de combustível em sua fase conceitual;
Reduzir o tempo de projeto de tanque de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SELEÇÃO DE POSSÍVEIS MATERIAIS PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL DE VEÍCULOS
  • tanque combustivel
  • Nr33 tanques de combustivel
  • Automação de um tanque de combustivel
  • tanques de armazenamento de combustíveis
  • Corrosão em tanque de combustivel
  • Diferença entre tanques de combustível de aço e de plástico
  • Aferição de material volumétrico e estudo da distribuição da massa de “material combustível” em um palito de fósforo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!