materiais não ferrosos

Páginas: 23 (5651 palavras) Publicado: 25 de maio de 2014












Trabalho de materiais não ferrosos





















Trabalho de materiais não ferrosos





Relatório do trabalho apresentando os diversos materiais não ferrosos existente








sumário de Titulos







SUMARIO DE FIGURAS













1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho tivemos várias matérias e pesquisas,elaborado como requisito de avaliação parcial da disciplina de Materiais de Construção ministrado pelo Prof. João Enrique do Nascimento e Silva. O trabalho tem por objetivo mostrar os diferentes materiais não ferrosos existentes e dar exemplos e aplicações de cada um.
Neste processo de desenvolvimento desse trabalho optamos por distribuição dos diversos tipos de materiais para cada integrante dogrupo ajudar de maneira democrática para o alcance do objetivo.
Durante o processo de desenvolvimento, fizemos pesquisas sobre cada material, sua composição e onde são empregados.


2 AÇO INOX

O aço inoxidável é, basicamente, uma liga de ferro-cromo que apresenta grande resistência à corrosão, ao impacto, e à abrasão, além de grande durabilidade. Ele é 100% reciclável e possui baixo custo demanutenção
Sua principal característica, a resistência à corrosão, se deve a presença do cromo que ao reagir com o oxigênio da atmosfera  forma uma camada superficial que protege o aço de agentes oxidantes. Essa película protetora, muito fina e resistente, é formada por óxido de cromo e, se arranhada ou desfeita por algum motivo, rapidamente se recompõe, bastando para isso que haja oxigênio.Tipos e Características
Os aços inoxidáveis são ligas que possuem em sua composição pelo menos 10,5% de cromo, no máximo 30% de níquel (Núcleo Inox), além de outros elementos como, por exemplo, molibdênio, titânio enióbio que podem ser acrescentados a sua estrutura a fim de se obter determinadas características. O níquel melhora a resistência da liga às altas temperaturas, sua ductilidade esoldabilidade, melhorando sua resistência em geral, mas é o cromo o principal responsável por conferir sua resistência à corrosão.
O aço inoxidável também pode receber: molibdênio e cobre para aumentar sua resistência à corrosão por via úmida; silício ou alumínio, que aumentam sua resistência à oxidação em altas temperaturas; e titânio ou nióbio que estabilizam o aço austenítico impedindo a precipitaçãodo cromo em forma de carboneto durante o aquecimento ou resfriamento lento em torno de 700° C. Além destes, outros elementos também podem ser adicionados à liga: nitrogênio, cobalto, boro, manganês e terras raras. (Pipesystem)
Os aços inox podem ser classificados em cinco tipos de acordo com sua composição e estrutura em:
Ferríticos (Família normativa 430, 409 e 410S): possuem de 11 a 17% decromo (Núcleo Inox) e menos que 0,3% de carbono (COSTA). Não possui níquel e são mais econômicos. Os aços ferríticos possuem grande resistência a corrosão sob tensão e sua resistência pode ser aumentada por trabalho a frio. Apresenta fácil conformação, são magnéticos e soldáveis com alguns cuidados especiais.
Os aços inoxidáveis ferríticos contêm, em geral, uma quantidade de cromo superior a dosmartensíticos. Isso melhora a resistência à corrosão, mas em parte sacrifica outras propriedades, como a resistência ao impacto.
O mais popular dos aços ferríticos é o 430. Com cromo superior a 16%, é um material com ótima resistência à corrosão. Sua capacidade de estampagem também é boa, mas estampagens muito profundas não podem ser conseguidas com esse tipo de aço.
A maior limitação para autilização do aço 430 é a soldabilidade do mesmo. As soldas nesse aço são frágeis e de menor resistência à corrosão.
As aplicações do 430 se restringem àquelas que não precisam de soldagem, ou quando as soldas não são consideradas operações de alta responsabilidade. Por exemplo, uma pia de cozinha pode ser soldada com a mesma, mas não se pode construir um tanque para estocar ácido nítrico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais ferrosos não ferrosos
  • Tecnologia dos materiais não-ferrosos
  • Materiais Metálicos Não-Ferrosos
  • Materiais Não Ferrosos
  • materiais nao ferrosos
  • Materiais nao ferrosos
  • Caracterização de Material Não Ferroso
  • Impacto Ambiental Materiais Ferrosos e Não-Ferrosos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!