Materiais não convencionais

Páginas: 38 (9379 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
1 INTRODUÇÃO

Aos materiais tradicionalmente usados pelo Homem ao longo de sua história, agregando-se os resíduos das atividades humanas, modificados de alguma forma poderem ser empregados nas construções, internacionalmente concordou-se em chamá-los de materiais não-convencionais.
Para justificar a denominação de não-convencionais é porque ainda não há normas técnicas bem estabelecidas,aceitas e difundidas mundialmente. Apesar de ter avanços na elaboração de documentos normativos consensuais.
A escassez de recursos públicos e o empobrecimento da população têm tornado cada vez mais complexo o déficit habitacional no país. Dessa forma, tornam-se cada vez mais necessário a busca de novas alternativas na construção civil, principalmente as moradias relacionadas ao interesse social.Assim novos materiais estão sendo estudados buscando utilização adequada, entre eles os materiais reciclados, de origem vegetal e o estudo de novos compostos.
A indústria da construção historicamente é geradora de uma grande quantidade de entulho, que por lei não podem ser despejados em aterros sanitários ou terrenos baldios, o que é um grande problema para as metrópoles e para tentar resolver essaquestão uma solução encontrada foi a de utilizar materiais recicláveis na indústria da construção civil. Com a evolução da tecnologia e a preocupação com o meio ambiente viu-se a necessidade de reciclar esse material de forma que não haja a degradação do meio ambiente.
No Brasil alguns órgãos têm regulamentado a aplicação e produção dos materiais não convencionais na construção civil.
Entre eleso CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) criou resoluções que estabelecem uma nova era para a reciclagem de resíduos no país, uma delas é de Nº 307 que determina diretrizes para uma efetiva redução dos impactos ambientais provocados pelos resíduos de construção civil, sendo que a reciclagem é uma das alternativas apresentadas.

1.1 Objetivos
Este trabalho apresenta algumas soluções eaplicações de materiais não convencionais utilizados na construção civil, que visam baratear as obras e tem uma grande preocupação e responsabilidade com o meio ambiente.
Pode-se dizer que os materiais de construção não convencionais são ecologicamente corretos por que:
• Trata-se de materiais tradicionais disponíveis na natureza, muitos dos quais renováveis é caso do aproveitamento dos resíduos emateriais recicláveis, que contribuem para livrá-los do ambiente, quando são descartados;
• Menor consumo de energia para produzi-los;
• Em geral são não poluentes;
• Muitos incorporam-se novamente à Natureza sem maiores danos;
• Podem ser obtidos em processos não centralizados;
• Podem ter um menor custo construtivo;
• Podem fazer uso intensivo de mão de obra;
• Podem ajudar na redução doproblema da falta de moradia;

2 TIPOS DE MATERIAIS

Os materiais não convencionais, objetos desta pesquisa, além de trazerem economia, não são poluentes, são oriundos da reciclagem e são encontrados facilmente, seja na natureza ou nas grandes cidades.
Segue abaixo a lista dos materiais que abordaremos neste trabalho:
Resíduos da construção civil;
Bambu;
Pneu;
Cortiça;
Coco;
TerraCrua;
Garrafas PETs
PET Adensada (Madeira Plástica)
Papelão;
Solocimento;
Fosfogesso;
Serragem;


2.1 Resíduos da Construção Civil
São os provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas,madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica e outros, comumente chamados de entulhos de obras.
Os resíduos recebem as seguintes classificações:
CLASSE A: são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como os oriundos de:
o Pavimentação e de outras obras de infra-estrutura, inclusive solos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NÃO CONVENCIONAIS
  • processo de usinagem convencionais e nao convencionais
  • Esportes Não Convencionais
  • Arquiteturas Paralelas e Não Convencionais
  • Esporte não convencional
  • Esportes não convencionais na escola
  • Esportes nao convencionais
  • Processo não convencional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!