Materiais metálicos

Páginas: 33 (8106 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

MATERIAIS METÁLICOS

ERALDO DIAS GOMES
FRANCESCO COSTA MACIEL
JULIANE BRANCO GERBER
MAYCO
PATRICIA COSTA
 RODRIGO ARNDT DE OLIVEIRA BATISTA
TONI DOS SANTOS

LAGES
MAIO DE 2013.

ERALDO DIAS GOMES
FRANCESCO COSTA MACIEL
JULIANE BRANCO GERBER
MAYCO
PATRICIA COSTA
 RODRIGO ARNDT DE OLIVEIRA BATISTA
TONI DOS SANTOS

MATERIAIS METÁLICOSTrabalho apresentado à disciplina de Ciência dos Materiais, a Prof: Fernanda Cristina Silva Ferreira , na 3ª fase, do curso Eng.Produção . da UNIPLAC.

.

LAGES
MAIO DE 2013.

1. MATERIAIS METÁLICOS

A metalúrgica pode ser descrita como a arte e a ciência de obter os metais e adaptá-los para que satisfaçam as necessidades do homem (Guy, 1965). Embora os átomos metálicos sejamabundantes na superfície da terra, a maior parte deles está combinada com átomos de elementos não metálicos. Portanto a primeira providencia a tomar é obter os átomos na forma metálica, através da metalúrgica extrativa.
Após a obtenção do metal desejado na forma de lingote, obtido pelo processo de solidificação, é necessário trabalhar esses materiais por deformação plástica para obter a forma desejadapara o produto final. Nessa etapa entra a metalúrgica mecânica, que é constituída por diversos processos de manufatura, podendo-se destacar os processos de laminação, forjamento, extrusão, trefilação, entre outros. Deve-se destacar também a importância dos trabalhos térmicos dos materiais metálicos, como por exemplo, a têmpera, o revenido, o recozimento, que tem por objetivos melhorar aspropriedades desses materiais.
Alguns processos utilizados para unir materiais metálicos também devem ser ressaltados pela sua importância, os processos de soldagem. Também revestimentos eletroquímicos, com o objetivo de dar proteção à corrosão, ao desgaste, ao calor, entre outros.

2. METAIS FERROSOS

As ligas ferrosas, cujo elemento ferro é o constituinte principal, são produzidas em maiorquantidade do que qualquer outro tipo de metal, e sua ampla utilização devem-se basicamente a três fatores: (a) quantidades abundantes de compostos metálicos que tentem ferro; (b) podem ser produzidas através de técnicas relativamente baratas de extração, refino, adição de elementos de liga e conformação mecânica; e (c) São versáteis, podendo ser produzidas dentro de uma ampla variedade de propriedadesmecânicas, químicas e físicas. Como desvantagem principal, pode-se citar a sustentabilidade de muitas ligas ferrosas à corrosão. As ligas ferrosas podem ser classificadas em aços ou ferros fundidos, de acordo com o teor de carbono. Para os aços, são consideradas aquelas ligas cujo teor de carbono seja inferior a 2,11%; as ligas com teor de carbono superior a este valor são chamadas de ferrosfundidos.

3.1. FERRO

O ferro não é encontrado puro na natureza, encontra-se geralmente combinado com outros elementos formando rochas as quais se dá o nome de MINÉRIO.

3.2. MINÉRIO DE FERRO

O minério de ferro é retirado do subsolo, porém muitas vezes são encontrados exposto formando verdadeiras montanhas, os principais minérios de ferro encontrados são a Hematita e Magnetita.3.3. OBTENÇÃO DO FERRO GUSA

Na usina, o minério é derretido num forno denominado ALTO FORNO. No alto forno, já bastante aquecido, o minério é depositado em camadas sucessivas, intercaladas com carvão coque (combustível) e calcário (fundente). Estando o alto forno carregado, por meio de dispositivo especial injeta-se ar em seu interior. O ar ajuda a queima do carvão coque, que aoatingir 1200 graus Celsius derrete o minério. O ferro ao derreter-se se deposita no fundo do alto forno. A este ferro se dá o nome de ferro-gusa ou simplesmente gusa. As impurezas ou escórias por serem mais leves, flutuam sobre o ferro gusa derretido. Através de duas aberturas especiais, em alturas diferentes são retiradas, primeiro a escória e em seguida o ferro gusa que é despejado em panelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais metalicos e nao metalicos
  • Materiais metálicos
  • Materiais Metálicos
  • Materiais Metalicos
  • Materiais metalicos
  • Materiais Metálicos
  • Matériais Metálicos
  • materiais metalicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!